/

Pires de Lima e Pilar del Río na administração da Media Capital

1

portugal.gov.pt

O ministro da Economia, António Pires de Lima

O ministro da Economia, António Pires de Lima

O antigo Ministro da Economia, António Pires de Lima, e Pilar del Rio, viúva de José Saramago, são alguns dos nomes propostos para o conselho de administração da Media Capital.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Vertix SGPS, acionista da Media Capital, propôs os nomes do antigo ministro da Economia e da presidente da Fundação José Saramago, assim como Agnés Noguera Borel, administradora da Adolfo Domínguez, para integrarem como vogais não-executivos o conselho de administração presidido por Miguel Paes do Amaral para o mandato 2016/2019.

“A integração dos nomes de António Pires de Lima, ex-Ministro da Economia, com vasta experiência profissional na área da gestão, e de Pilar del Rio reconhecida personalidade ligada à cultura e defesa da língua portuguesa, vem valorizar e enriquecer as competências deste Conselho”, refere o comunicado da Media Capital.

O grupo português revelou a intenção de nomear o antigo Ministro do governo PSD/CDS-PP como membro do conselho de administração e presidente da comissão de auditoria, enquanto Pilar del Rio é igualmente um dos nomes propostos para compor a administração do império multimédia como vogal, ou seja, à semelhança de Manuel Polanco e José Luiz Sáinz Diaz, serão “membros independentes e não executivos do Conselho de Administração”.

Os órgãos sociais da Media Capital – detida a 94,69% pela Vertix SGPS, grupo Prisa – para o novo mandato 2016/2019 serão aprovados em Assembleia Geral no próximo dia 7 de abril, às 12h.

Miguel Pais do Amaral manter-se-á como presidente não executivo do conselho de Administração. A atual administradora-delegada da Media Capital, Rosa Cullell Muniesa, será reconduzida nas suas funções executivas, assegurando a continuidade da gestão e do trabalho realizado ao longo do anterior mandato”, pode ler-se na informação oficial.

No documento que inclui as propostas a serem apresentadas na Assembleia Geral de acionistas, a Media Capital salienta que o antigo Ministro “não é titular de quaisquer ações representativas do capital social ou dos direitos de voto do Grupo Media Capital SGPS, SA”.

Sobre Pilar del Rio, a Media Capital sublinha o trabalho como ativista social e menciona a função de presidente na Fundação José Saramago, que “procura, partindo da intervenção social, um meio ambiente mais justo e limpo no qual se possa ler em paz”.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.