//

Piratas informáticos desligaram os jornais online da Suécia

Os principais jornais online da Suécia foram este fim-de-semana atacados por piratas informáticos, e estiveram desligados durante várias horas.

Segundo Thomas Mattsson, editor-chefe do Expressen, um dos jornais afectados, “o ataque foi bastante perigoso e sério”.

“Ameaçar o acesso à cobertura de notícias é uma ameaça à democracia”, acrescentou o mesmo responsável, citado pelo Smashdig.

“É muito grave que alguém esteja a tentar impedir que publiquemos as nossas notícias”, diz Mattsson, “mas isso só prova que têm valor”.

Durante cerca de 3 horas, os jornais Dagens Nyheter, Svenska Dagbladet, Expressen, Aftonbladet, Dagens Industri, Sydsvenskan e Helsingborgs Dagblad estiveram inacessíveis.

Segundo a editora do Expressen, Karin Olsson, os sites estiveram em baixo devido a ataques de distributed denial-of-service.

“O site esteve completamente inacessível, nunca antes tínhamos visto este tipo de ataques em massa”, diz Olsson.

Um ataque DDoS usa milhares de computadores dispersos pelo mundo para lançar pedidos simultâneos aos servidores, tornando os  recursos do sistema indisponíveis aos seus utilizadores.

Segundo o Ekot, não é claro quem possa estar por trás dos ataques. Até agora, ninguém reivindicou a sua autoria.

Pouco tempo antes dos ataques, uma conta anónima no Twitter foi usada para publicar ameaças de que haveria brevemente “ataques contra os sites de notícias e do governo suecos que espalham falsa propaganda”.

https://twitter.com/_notJ/status/711269909116928000

Segundo os dados da Netnod Internet Exchange, ONG independente encarregada da gestão da infra-estrutura da internet sediada na Suécia, durante os ataques verificou-se “um aumento drástico do tráfego internet proveniente da Rússia”.

“Isso não significa que o ataque tenha tido origem na Rússia”, diz Robert Malmgren, um especialista em IT citado pelo Ekot.

É importante não apontar o dedo precipitadamente. O facto de o tráfego vir de uma direcção não diz nada sobre a sua origem”, diz Malmgrem.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.