/

Pior ciclone de todos os tempos no Hemisfério Sul atinge Ilhas Fiji

1

As Ilhas Fiji, no Sul do Oceano Pacífico, foram atingidas este sábado pelo ciclone Winston, o mais forte ciclone jamais sentido no Hemisfério Sul. Foram efectuadas evacuações em massa, o toque de recolher foi activado, e a população cobriu todas as janelas com cobertores.

De acordo com o Joint Typhoon Warning Center, a tempestade, que atingiu a categoria 5, o nível mais elevado, atingiu a ilha principal de Viti Levu durante a noite.

Desde o início do dia, foram cancelados a maior parte dos voos com destino ou partida nas ilhas Fiji. As companhias aéreas Fiji Airways, Virgin Australia e Jetstar cancelaram todos os voos para as Fiji, destino de férias bastante popular entre australianos e neozelandeses.

“Como nação, estamos a enfrentar uma provação do tipo mais grave. Temos que ficar juntos, como povo, e olhar uns pelos outros”, disse o primeiro-ministro, Voreqe Bainimarama, em discurso ao país.

“Estejam alerta e preparados”, acrescentou.

Com ventos de até 220 km/h e rajadas de até 315 km/h, o ciclone Winston foi o primeiro de categoria cinco a atingir a região, noticiou o jornal Fiji Times.

Akapusi Tuifagalele, Director Nacional de Gestão de Desastres das Ilhas Fiji, anunciou a activação de 758 centros de evacuação na região, na qual vivem cerca de 900 mil habitantes.

O ciclone Winston atingiu este sábado a ilha mais a norte de Vanua Levu. Há relatos ainda não confirmados de árvores caídas e telhados de casas arrancados.

O governo impôs um toque de recolher em todo o país, com avisos aos moradores para não saírem de casa.

Há uma semana que os ciclones Tatiana e Winston afectam o sul do Pacífico, tendo contornado Vanuatu e Tonga e e seguido em direcção às Fiji.

tgerus / Flickr

Os ciclones Tatiana e Winston afectam o sul do Pacífico há cerca de uma semana

Os ciclones Tatiana e Winston afectam o sul do Pacífico há cerca de uma semana

ZAP / ABr

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.