“Pinóquio Rex”, uma nova espécie de dinossauro, descoberto na China

Foto: Chuang Zhao/Universidade de Edimburgo/PA

"Pinoquio" era mais pequeno que o T. Rex, mas o nariz era três vezes mais longo.

“Pinoquio” era mais pequeno que o T. Rex, mas o nariz era três vezes mais longo.

Informalmente, os cientistas chamam-lhe “Pinóquio Rex”, devido ao seu longo focinho. O nome oficial, porém, é Qianzhousaurus sinensis. Com nove metros de altura e 66 milhões de anos, o carnívoro é um primo distante do famoso Tiranossauro Rex.

O seu esqueleto foi encontrado numa obra de construção civil próxima à cidade de Ganzhou, no sul da China, e identificado por cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia.

«O “Pinóquio” é muito diferente dos outros tiranossauros», afirma o especialista Steve Brusatte, citado pela BBC News. «Tem o característico sorriso cheio de dentes do T. Rex, mas o seu focinho é mais longo e fino, com uma coluna de chifres no topo», acrescenta. Apesar do seu aspecto aparentemente «cómico», o especialista alerta para o facto de ser «tão mortal como qualquer outro tiranossauro, quem sabe até mais rápido e mais forte».

Relativamente ao focinho do “Pinóquio”, é 35 por cento maior do que o de outros dinossauros com o seu porte, algo que os cientistas não sabem ainda explicar. «A icónica figura de um tiranossauro é a do T. Rex, o maior e pior dinossauro de todos os tempos», disse Brusatte à BBC News. «Mas esta nova espécie é mais leve; talvez tivesse uma mordida mais rápida e caçasse de forma diferente», explicou.

Esta descoberta encerra um debate na comunidade científica sobre uma série de descobertas de novos fósseis de tiranossauros. Nos últimos anos, dois esqueletos com probóscides grandes foram escavados na Mongólia. Aparentemente, vinham de uma família de tiranossauros completamente diferente.

«Este novo espécime é o dobro do tamanho dos jovens tiranossauros, e ainda assim possui as mesmas características, incluindo os chifres», explica Brusatte, concluindo: «Esta é a prova de que precisávamos: os tiranossauros de focinho longo existiam mesmo».

CG/ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.