/

“Piloto” fica em prisão preventiva

Paulo Novais / Lusa

Pedro Dias, suspeito de um duplo homicídio em Aguiar da Beira

Pedro Dias, suspeito de um duplo homicídio em Aguiar da Beira

O suspeito de um duplo homicídio a 11 de outubro passado em Aguiar da Beira ficou em prisão preventiva, anunciou a escrivã da instância local civil do Tribunal da Guarda. Os advogados anunciaram que vão recorrer da decisão.

Pedro Dias, o suspeito de um duplo homicídio a 11 de outubro, em Aguiar da Beira, ficou em prisão preventiva, anunciou esta quinta-feira a escrivã da instância local civil do Tribunal da Guarda, Isabel Mota.

A medida foi justificada “dado o elevado perigo de fuga, continuação da atividade criminosa, perturbação do inquérito” e “alarme social“.

O homem, de 44 anos, está acusado da autoria material de dois crimes de homicídio qualificado, três de homicídio qualificado na forma tentada, três crimes de sequestro e um de roubo.

À saída do tribunal, a advogada Mónica Quintela anunciou que vai recorrer para o Tribunal da Relação de Coimbra.

“O despacho da aplicação das medidas de coação foi lido, ainda não temos acesso a ele em suporte físico, nem em qualquer tipo de suporte. Quando tivermos acesso ao despacho, no seu tempo certo e na sede própria, iremos enquadrar e recorrer desse despacho”, disse aos jornalistas a advogada.

Rui Silva Leal, também advogado do arguido, disse que tem esperança na reversão da medida.

“Quando recorremos, não recorremos em vão, é porque entendemos que temos razão”, disse, explicando que a defesa tem “30 dias para interpor recurso” e o Ministério Público tem 30 dias para responder ao recurso, “depois sobe ao Tribunal da Relação” e “há mais 30 dias para decidir”.

Começa hoje uma caminhada longa“, referiu Mónica Quintela, dizendo esperar “que se faça justiça para todas as pessoas envolvidas”.

O arguido saiu do tribunal para o estabelecimento prisional da Guarda às 21:00 e por uma porta nas traseiras, ao contrário do que tinha acontecido à entrada, quando então acedeu ao edifício pela entrada principal.

No final do interrogatório, Mónica Quintela referiu que Pedro Dias não prestou declarações, mas “está tranquilo de que se possa fazer justiça”.

“A única coisa que podemos dizer é que o arguido se remeteu ao silêncio e que quando a defesa tiver acesso integral aos autos, o arguido falará na sua devida altura”, declarou.

Sobre a medida de coação aplicada, que também inclui a proibição de contactos com determinadas pessoas, observou que, “atendendo a tudo o que se tem publicado nos meios de comunicação social, era a medida de coação expectável“.

“Não tivemos acesso integral ao processo, o processo é muito volumoso, está em segredo de justiça, sobre os factos não poderemos falar, e agora vamos deixar que o tempo e a justiça decorram com a normalidade”, rematou a advogada.

O suspeito de um duplo homicídio em Aguiar da Beira chegou ao tribunal da Guarda às 11:06 desta quinta-feira, acompanhado de inspetores da Polícia Judiciária, para ser ouvido por um juiz em primeiro interrogatório judicial.

O homem entregou-se na terça-feira à PJ, em Arouca, num ato testemunhado pela RTP e pelo Diário de Coimbra.

O primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação aconteceram 30 dias após os incidentes em Aguiar da Beira, que culminaram com a morte de duas pessoas, um deles um militar da GNR, e três feridos.

O suspeito estava desaparecido desde 11 de outubro, data em que dois militares da GNR foram atingidos a tiro, em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda. Um morreu e um outro ficou ferido.

Na mesma madrugada, um homem morreu e a mulher ficou gravemente ferida, também alvejados a tiro, na viatura em que seguiam.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.