/

PIB da Irlanda com crescimento recorde de 26,3%

11

infomatique / Flickr

O Primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny

A Irlanda reviu em alta o crescimento do país em 2015, passando-o de 7,8% para 26,3%, um número que causou surpresa e que deixa os economistas irlandeses “sem palavras”.

De acordo com os dados publicados em Março pelo gabinete central de estatísticas (CSO) da Irlanda, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país tinha ficado em 7,8% em 2015, impulsionado pelos sectores da indústria e da construção.

Não era esperado que o CSO divulgasse agora novos números, com o crescimento a atingir um nível surpreendente. O gabinete explicou que constatou “um aumento do número de aviões importados pela Irlanda para actividades de locação” e “um enorme aumento no capital das empresas”.

Jack Allen, analista da Capital Economics, afirmou que se trata de um reflexo da deslocalização da sede de algumas empresas para a Irlanda, onde beneficiam de baixos impostos.

“Somos uma economia pequena e, se conseguimos um grande aumento de activos, é isto o que acontece”, referiu Michael Connolly, um funcionário do CSO, citado pela Bloomberg, justificando que os números são “credíveis”.

Segundo a agência financeira, os economistas irlandeses ficaram “sem palavras”, completamente “espantados” pelos números divulgados pelo CSO.

A Bloomgerg justifica este crescimento da Irlanda com a “natureza aberta” da economia e com o seu potencial de “atracção” a empresas dos EUA, que buscam melhores condições fiscais no país.

ZAP / Lusa

11 Comments

  1. E por cá o nosso governo de extrema esquerda afugenta o investimento estrangeiro e afunda o país. Sorte teremos se não precisarmos de um novo resgate. Mas pelo menos uma parte dos eleitores tem o que queria.

    • Pois, tudo conversa fiada das ia parte. Estes estão lá há menos de um ano. 20 anos de governação da direita não deram tempo aos rapazes paravas suas receitas milagrosas. Coitados!

  2. Por cá é simplex, temos o Portugal 2020 e temos também as nossas belíssimas e simpaticíssimas promotoras Marcy Rebelo de Sousa e Tonixa Costa para os receber de braços abertos, porque somos um povo “porreiro pá”, e isso como se sabe é que é o mais importante. Até admira que andemos a crescer só 25.3% menos que a Irlanda pois sabemos que isso da carga e estabilidade fiscal é completamente indiferente para estas grandes empresas desejosas de torrar dinheiro por esse mundo fora. Se calhar temos é que aumentar novamente os impostos, reverter mais umas privatizações e aumentar mais os benefícios dos FP, esta é sem duvida a formula mágica! Força camaradas!

  3. É pôr lá o engenheiro do campeonato europeu. Hoje mesmo faria uma promessa: vamos crescer 20% ao ano… e cumpria ao contrário de toda a classe política portuguesa. Na essência:

    PROCURAM-SE GAJOS COM ELES NOS SÍTIOS PARA GOVERNAR O PAÍS

    (Prometer 20% de crescimento anual é um desafio idêntico a dizer que se vai ganhar o euro à entrada da competição. Agora… só consegue quem sabe e é capaz. Os outros apenas mandam bitaites)

    • Ofdasse eu ando a ouvir bitaites há décadas…e o mais engraçado é que o resto da malta acredita!
      E como bom povo esquizofrénico que somos, só sabemos ver 5 soluções (PS/PSD/CDS/PCP/BE)!
      Não há alguém com TOMATES que tome a rédea do rectângulo e ponha isto nos eixos?

  4. Com dinheiro desviado dos outros países onde foi realmente criada a riqueza (e os impostos ficaram por pagar!), é fácil “crescer”!…
    Devia ser ilegal, mas é apenas injusto e imoral!!..
    .
    Entretanto, o PIB da Irlanda contraiu 2,3% no primeiro trimestre deste ano…

  5. A principal causa do estado em que o País se encontra é do proprio Estado que suga tudo á sua volta. Não é com impostos altos que se atrai investimento. Não é com mudanças de regras de irc (EXEMPLO A EXPECTCTIVA DE tAXA ERA até 17%, e jão não vai ser) que se atrai investimento. Não é sendo agressivo para os empresários, como é o caso do FISCO, que inventa problemas onde não os há, que se atrai investimento. Não é com um governo comamdado á distancia por machas (que nem filhos querem gerar, daí as barrigas de aluguer) que se cria um ambiente propricio ao ivnestimento. Nesdte momento só os estupidos investem em Portugal. Vamos todos embora e deixemos esta seita de malfeitores sózinhos aqui. Vão morrer á fome porque nunca fizeram nada na vida deles. A não ser roubar quem trabalha e se empenha a criar trabalho.

  6. Esta Irlanda é a mesma que antes da crise era modelo de economia pujante e saudavel e dum momento pró outro foi-se abaixo e ergueu-se e aí está novamente como modelo de economia pujante e saudavel.huuuum aqui há gato.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.