/

Peugeot-Citroën vai pagar 2 mil milhões pela Opel

A compra da Opel pela PSA, um negócio avaliado em 2000 milhões de dólares, será fechado esta semana e anunciado oficialmente na quinta-feira, quando o grupo que controla a Peugeot e a Citroen apresentar os seus resultados anuais de 2016, avança a Bloomberg.

A PSA/Peugeot-Citroën vai pagar 1000 milhões de dólares em cash à General Motor, e assume igual montante de responsabilidades e dívidas. Este valor não inclui a Vauxhall, marca gémea da Opel no Reino Unido.

A PSA terá optado por acelerar as negociações com o governo alemão, de forma a avançar com a compra da Opel, a que se seguirão depois negociações no Reino Unido,relativas ao futuro da Vauxhall.

A fusão PSA-Opel está a ser bem vista pelos analistas, que salientam as sinergias industriais possíveis, com grandes poupanças nos custos de investigação e desenvolvimento, e a complementaridade geográfica, uma vez que a Opel tem posições fortes onde a PSA não tem, e vice-versa.

Opel é a solução elétrica da PSA

A General Motors irá ceder à PSA acesso à sua tecnologia de veículos elétricos, utilizada no novo Opel Ampera-e, no âmbito da compra da Opel pelo grupo francês, revela a Bloomberg, citando a revista de negócios alemã Manager Magazin.

A revista adianta que o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann, estava a preparar um plano estratégico que previa a transformação da Opel numa marca exclusiva de veículos elétricos, até 2030, e que é possível que a PSA coloque este projeto em prática.

Carlos Tavares, CEO da PSA, adiantou que irá manter a independência e autonomia da Opel, incluindo uma administração própria, indiciando que Neumann poderá continuar à frente dos destinos da empresa.

Karl-Thomas Neumann já afirmou entretanto, via Twitter, que a fusão da Opel com a PSA faz sentido e que ele fará tudo para que a Opel tenha um futuro sustentável.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.