/

Petição quer travar tourada marcada para domingo em Leiria

1

frmorais / Flickr

-

Quase 850 pessoas já assinaram uma petição online contra a primeira corrida de touros de Santa Eufémia, em Leiria, numa iniciativa para combater a “tortura em nome do entretenimento”.

Em causa está uma corrida de touros agendada para domingo, na freguesia de Santa Eufémia.

Na petição online, dirigida ao presidente da Câmara de Leiria e ao presidente da União de Freguesias Santa Eufémia e Boa Vista, lê-se que a “ciência reconhece, inquestionavelmente, a maioria dos animais – incluindo cavalos e touros – como seres sencientes, capazes de sentir dor e prazer, físicos e psicológicos, bem como sentimentos de medo, angústia, stress e ansiedade”.

Os subscritores afirmam que, em Portugal, as touradas gozam de um “injustificado regime de exceção legal, uma vez que o n.º 2 do artigo 3.º da Lei n.º 92/95 admite que ‘é lícita a realização de touradas, sem prejuízo da indispensabilidade de prévia autorização do espetáculo nos termos gerais e nos estabelecidos nos regulamentos próprios’, contradizendo, frontalmente, com o n.º 1 do artigo 1.º da mesma lei, que declara que ‘são proibidas todas as violências injustificadas contra animais, considerando-se como tais os atos consistentes em, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento cruel e prolongado ou graves lesões a um animal‘ – o que é, manifestamente, o caso das touradas”.

Perante isto, as quase 850 pessoas que assinaram a petição até esta segunda-feira requerem aos dois autarcas que “não permitam que estas práticas aconteçam nas freguesias/município que representam, pois, ao contrário de as dignificarem, as denigrem aos olhos dos cidadãos leirienses e portugueses, pois violam deveres elementares no que respeita ao relacionamento com os animais, além da própria dignidade e evolução humana“.

Os subscritores recordam ainda que a “maioria da população portuguesa é contra a tauromaquia”, citando um estudo realizado em 2007 pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE, e salientam não existir um “único argumento que permita validar que a tortura em nome do entretenimento seja aceitável em termos éticos ou morais”.

Em pleno século XXI, as touradas são tradições que não são aceitáveis em termos de evolução de um povo“, concluem.

/Lusa

1 Comment

  1. …as touradas são tradições que não são aceitáveis em termos de evolução de um povo“. Pois é! Só que o nosso povo nunca será evoluído!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.