Dispositivo de bolso detecta droga nas bebidas

pd.id dispositivo drogas bebidas

Chama-se Pd.id, ou Personal Drink ID, e trata-se de um aparelho pequeno, portátil e reutilizável, cuja função é ajudar o utilizador a detectar, instantaneamente, a existência de drogas nas bebidas, em particular as usadas para facilitar o abuso sexual.

O modo de funcionar é simples: basta uma pequena amostra da bebida e o dispositivo faz a análise. O resultado surge através de duas luzes – vermelha e verde – que indicam se a bebida está segura ou não.

O Pd.id inclui uma aplicação para dispositivos móveis, através da qual pode obter mais informação, sobre a bebida e a substância ilegal que nela se encontra. A aplicação serve também para ir actualizando a base de dados do aparelho. Desta forma, estará sempre actualizado com novos tipos de drogas que possam ser descobertas.

Com o objectivo de angariar 100 mil dólares, e assim possibilitar a venda do Pd.id a um custo reduzido de 75 dólares (cerca de 56 euros), os responsáveis pelo desenvolvimento do dispositivo lançaram uma campanha de crowdfunding.

“Trata-se de protecção pessoal, de nos sentirmos seguros e de capacitar as nossas filhas, filhos, irmãs, irmãos, parceiros, amigos, colegas de trabalho e nós mesmos num mundo que é muitas vezes inseguro”, pode ler-se na página de angariação de fundos do projecto.

Prevê-se que o Pd.id seja disponibilizado no mercado a partir de Abril de 2015.

CG/ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.