/

Pelo menos 300 peregrinos morreram esmagados em debandada em Meca

4

Omar Chatriwala / Al Jazeera English / Flickr

Apedrejamento do Diabo em Mina, durante a Hajj (peregrinação a Meca)

Apedrejamento do Diabo em Mina, durante a Hajj (peregrinação a Meca)

Pelo menos 310 pessoas morreram esta quinta-feira e 450 outras ficaram feridas numa debandada de peregrinos em Mina, perto de Meca, segundo um novo balanço dos serviços de defesa civil da Arábia Saudita.

“A contagem (das vítimas) continua e o número de mortos atingiu os 310, de diferentes nacionalidades”, indicou a Defesa Civil no Twitter.

O balanço anterior dava conta de 220 mortos e 450 feridos. A primeira contagem de 100 mortos e 390 feridos já foi atualizada diversas vezes.

De acordo com a Defesa Civil, estão a decorrer as operações de socorro e seis das suas equipas estão no terreno a prestar os primeiros cuidados aos feridos e a direcionar o fluxo de peregrinos para “rotas alternativas”.

Até ao momento, não foram adiantadas razões para a debandada em Mina, onde foram realizadas obras nos últimos anos para facilitar o movimento dos peregrinos.

Na terça-feira centenas de milhar de muçulmanos iniciaram a deslocação para o vale de Mina, em Meca, para a peregrinação que dura seis dias, no maior encontro anual muçulmano do mundo.

Este ano, a peregrinação para a cidade santa de Meca é marcada pela tragédia de há 10 dias, após um acidente com uma grua, que caiu no interior da grande mesquita de Meca e que provocou a morte a 107 pessoas e ferimentos a 238.

Quase dois milhões de pessoas são esperadas na peregrinação deste ano, enquanto ainda decorre a guerra da Arábia Saudita no Iémen e a violência jihadista aumenta em alguns países muçulmanos.

A peregrinação está entre os cinco pilares do islamismo e todos os muçulmanos deverão ser capazes de a realizar pelo menos uma vez na vida.

/Lusa

4 Comments

    • É de lamentar o seu comentário ” Piranha” , para si os Muçulmanos o que são?
      Sente-se um ser superior?
      Todos somos livres de escolher a nossa religião.

      Se a crença desdes seres humanos é a de irem a Meca, que vão, lamento as suas mortes,pois foram vidas humanas que se perderam.

      • Curiosamente os muçulmanos é que se consideram seres superiores, quer em relação aos infiéis (todo o resto do mundo), quer os homens em relação às mulheres, que estão um nível acima do gado.
        Infelizmente, as “crenças” não são só irem a Meca. Também incluem matar as “Ideias Claras”, com direito a generosa recompensa no paraíso.
        A ideia de “escolher a religião” é errada, especialmente em países muçulmanos. Aliás, a “saída” do Islão é punida com a morte de acordo com os cânones islâmicos.
        Quanto ao: “Os Muçulmanos o que são?”. Claramente um perigo para qualquer sociedade ocidental e civilizada. Quando são poucos, são praticamente inofensivos. Quando os números crescem, começam os problemas (como já se vê em várias cidades europeias). Portanto, quantos menos a virem para cá melhor.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.