/

Peixe com dentes descoberto nos vulcões extintos da Austrália

d.r. CSIRO

Blackfish, o peixe negro sem escamas e com dentes

Blackfish, o peixe negro sem escamas e com dentes

Se ainda não estava convencido de que a vida pode prosperar em qualquer lugar, aqui está mais uma prova: uma equipa de investigadores australianos descobriu uma nova espécie de peixe, a viver nos vulcões submarinos extintos descobertos ao largo da costa de Sydney.

O navio explorador RV Investigator, da CSIRO, Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, a agência de ciência nacional da Austrália, encontrou quatro vulcões extintos a 200 quilômetros ao largo da costa de Sydney, escondidos debaixo de quase cinco quilómetros de oceano.

Estima-se que estas caldeiras tenham mais de 50 milhões de anos. A equipa de investigadores do navio criou um mapa 3D dos vulcões:

Mas a viver dentro dos vulcões, os cientistas encontraram uma surpresa: vários tipos de criaturas estranhas, incluindo um pequeno peixe bizarro, sem escamas e com dentes, que os investigadores baptizaram de “blackfish”, ou “peixe preto”.

Larvas de viveiros

A equipa ainda está a tentar identificar esta espécie de peixe com presas e sem escamas – e nem sequer está claro se é um adulto ou uma larva.

No entanto, os cientistas reconheceram outros dos peixes que viviam vulcões, principalmente porque eram versões larvais de peixes e lagostas criadas na Austrália.

Quando as larvas destes animais são “varridas” para fora dos seus viveiros para o mar aberto, os seus criadores assumem que eles se perdem para sempre.

De acordo com a CSIRO, o que está a acontecer é que estes animais estão a prosperar e crescer em águas ácidas quentes, perto de vulcões submarinos.

De acordo com o cientista-chefe da equipa, o biólogo marinho Iain Suthers, investigador da Universidade de Nova Gales do Sul, a equipa ficou surpreendida ao descobrir um redemoinho ao largo de Sydney, que se revelou um habitat para larvas de lagosta e outros pequenos bichos, numa altura do ano em que tais animais não eram esperados na região.

“Pensávamos que estes peixes só se desenvolviam em estuários costeiros, e que uma vez que as larvas eram varridas para o mar, esse era o seu fim. Mas, na verdade, estes vórtices são viveiros para a pesca comercial ao longo da costa leste da Austrália”, explica Suthers.

ZAP / Hypescience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.