/

Pedro Sánchez é o novo líder dos socialistas espanhóis

FSA-PSOE / Flickr

Pedro Sánchez, novo líder do PSOE

Pedro Sánchez, novo líder do PSOE

O deputado madrileno Pedro Sánchez venceu este domingo as eleições para a liderança do PSOE e vai ser o novo secretário-geral, anunciou o secretário do partido Óscar López.

Numa altura em que estavam contados 88 por cento dos votos dos militantes do PSOE, o secretário do partido anunciou a vitória de Pedro Sánchez, deputado madrileno, com uma diferença “irreversível” em relação ao candiato Eduardo Madina.

Sánchez consegue 48,7 por cento enquanto Madina tem 36 por cento dos votos dos militantes do PSOE.

Em terceiro lugar fica José Antonio Pérez Tapias com 15,13 por cento dos votos.

Entretanto, Eduardo Madina já reconheceu a derrota nas eleições à liderança do PSOE e através da rede social Twitter felicitou o deputado madrileno Pedro Sánchez como o candidato vencedor nas eleições do partido.

Na mensagem, Madina sublinha que Sánchez vai ser o próximo secretário-geral do PSOE.

Sendo assim, Pedro Sánchez vai ser nomeado, no congresso do PSOE marcado para os dias 26 e 27, como o quinto secretário-geral do PSOE desde o período da Transição espanhola, nos anos 1970.

Sánchez passa a ser também o primeiro líder dos socialistas espanhóis, escolhido através do voto direto dos militantes que será depois designado através do congresso do final do mês.

O nome de Pedro Sánchez soma-se a outros quatro dirigentes que ocuparam a cúpula do partido desde o fim da ditadura franquista: Filipe González, Joaquín Almunia, José Luis Rodriguez Zapatero e Alfredo Péres Rubalcaba.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.