//

PayPal e eBay vão mesmo separar-se

Leon7 / Wikimedia

Sede do eBay em San José

Sede do eBay em San José

A eBay planeia separar-se do serviço de pagamentos online PayPal, na sequência de uma revisão estratégica relativamente ao crescimento e estrutura da empresa.

Depois de passarem boa parte do ano a explicar o porquê de ambos os negócios serem melhores em conjunto, o conselho de administração e o CEO do eBay, John Donahoe, deram uma volta completa, ao anunciar um plano em que a PayPal e eBay serão divididas em companhias públicas e negociadas separadamente em meados do próximo ano.

Realiza-se assim o pedido feito por Carl C. Icahn, accionista principal do fundo de investimentos que detém parte significativa das acções do eBay, há nove meses atrás.

Uma revisão estratégica completa mostra que manter eBay e PayPal juntas para lá de 2015 torna-se claramente menos vantajoso para cada negócio de forma estratégica e competitiva.

O cenário da indústria está a mudar, e cada uma das empresas enfrenta diferentes oportunidades e desafios competitivos.

Após a separação, livre de impostos para os acionistas, o novo eBay será dirigido por Devin Wenig, presidente do eBay Marketplaces e ex-director da Divisão de Mercados da Thomson Reuters Corp.

O executivo da American Express Dan Schulman juntar-se-á ao PayPal como presidente e CEO da mesma após a cisão, disse a empresa.

O CEO John Donahoe e o director financeiro Bob Swan vão supervisionar a separação e permanecer nos conselhos de ambas as empresas.

ebayink / Flickr

John Donahoe, CEO do eBay / PayPal

John Donahoe, CEO do eBay / PayPal

Com a divisão a ter efeito em 2015, John Donahoe vai deixar o cargo de CEO da eBay.

“Tive um bom modelo, chamada Meg Whitman. Quando Meg foi CEO do eBay, disse que só o seria por 10 anos. Ela deixou o cargo há oito anos, e criou minha oportunidade de o ser, pela qual estou imensamente grato”, afirmou Donahoe.

“No próximo ano vai ser o meu 10 º ano no eBay e vou eu estar a criar a oportunidade de dois grandes líderes se tornarem CEO”, concluiu.

O eBay adquiriu o PayPal ao visionário Elon Musk, em 2002, por 1,5 mil milhões de dólares. Desde então, tornou-se uma das unidades de maior crescimento do eBay, representando cerca de 41 por cento da receita líquida do eBay no ano passado.

No final de 2013, o PayPal tinha 143 milhões de utilizadores ativos, um aumento de 16 por cento relativamente ao ano anterior.

B!T

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.