/

Passos quer apenas um debate com Costa na televisão

portugal.gov.pt

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o líder do PS, António Costa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o líder do PS, António Costa

Os três canais de televisão generalistas reuniram-se esta terça-feira com os partidos, depois de na semana passada terem apresentado uma proposta conjunta para os debates das eleições legislativas. O encontro, no entanto, resultou num impasse e repete-se na sexta-feira.

Na reunião foi debatida a proposta inicial feita pela RTP, SIC e TVI, que prevê três debates entre o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o líder socialista, António Costa, um debate com todos os partidos com assento parlamentar, em terreno neutro, para todos os meios de comunicação social transmitirem, e um conjunto de debates entre os partidos.

O Público avança que o secretário-geral do PS consentiu a proposta das televisões em agendar três debates com o líder da coligação: um em cada canal, com a duração de 50 minutos cada e relacionados com diferentes temas.

No entanto, Passos Coelho preferia um único frente-a-frente com António Costa, com a duração alargada de 1h30 e transmitido em simultâneo nos três canais, tendo em conta que ambos vão estar também em discussão na rádio, num debate a ser transmitido simultaneamente na Antena 1, TSF e Renascença.

Outro aspeto que gerou discórdia foi o número de cadeiras em cada debate. Apelando à nova lei sobre a cobertura da campanha eleitoral, António Costa reivindica que só devem ser incluídas nos debates as candidaturas às eleições, e não os partidos, resumindo-se a quatro vozes.

Assim, a coligação PSD/CDS seria apenas representada por Passos Coelho, deixando de fora Paulo Portas, e a coligação CDU, que reúne PCP e Os Verdes, seria representada pelo líder Jerónimo de Sousa, excluindo assim Heloísa Apolónia, dos Verdes.

Os canais de televisão apoiam esta opção, já que teriam de emitir mais debates caso os parceiros de coligação fossem chamados à discussão.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.