/

Passos já tem o novo governo na cabeça

8

Pedro Nunes / Lusa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, já tem na cabeça a composição do novo governo do país, caso venha a ser esta quarta-feira indigitado pelo presidente da República para o formar. Mas ninguém sabe ao certo quais são as ideias do primeiro-ministro.

Segundo avança uma fonte citada pelo Diário de Notícias, “é certo que Pedro Passos Coelho tem o governo todo formado na sua cabeça, mas muito poucos, ou ninguém mesmo, partilharam com ele esta constituição”.

Nem mesmo o líder do CDS/PP e parceiro de coligação, Paulo Portas, terá sido consultado “quer para a escolha dos membros do executivo quer em relação à orgânica do novo governo”, assegura ao DN a mesma fonte.

O presidente centrista manifestou-se esta segunda-feira disponível para deixar de ser o nº2 do Governo num executivo que integrasse PSD, PS e CDS.

Se tivesse de deixar de ser o número dois nesse governo, deixaria”, afirmou Paulo Portas, considerando que é “no perímetro” dos partidos que respeitam a União Europeia, o euro e a Aliança Atlântica que devem ser encontrados compromissos, excluindo PCP e BE.

Acordo impossível

O líder do PSD foi incumbido há duas semanas pelo presidente Cavaco Silva de encontrar uma solução mais estável do que a que resultaria de um governo minoritário.

Pedro Passos Coelho foi ontem a Belém comunicar ao presidente que acabaram as “diligências” e que não há acordo possível com o PS.

As conversas entre a coligação e o PS resultaram inconclusivas. Apesar de algumas cedências de Passos, António Costa parece preferir um governo apoiado pela esquerda.

Depois de uma reunião com os líderes da coligação, o secretário-geral do PS considerou que o “documento facilitador” apresentado por Passos Coelho e Paulo Portas era “insatisfatório”, por não ser capaz de virar a página em relação à austeridade.

Mas, garante o DN, o líder do PS, que afirmou que não faria “coligações negativas”, só participa no derrube de um governo minoritário da coligação se tiver garantida uma alternativa negociada com PCP e Bloco de Esquerda.

Segundo alguns analistas, Cavaco deverá esta quarta-feira indigitar Pedro Passos Coelho para formar governo, mas há quem aponte a data de sexta-feira para o anúncio.

“Agora tudo está nas mãos do Chefe do Estado”, diz Passos Coelho.

Saídas e entradas

Entretanto, apesar da indefinição acerca de quem virá a ser indigitado para formar governo — e se o mesmo passa no Parlamento —, vários nomes foram já apontados como estando de saída do executivo.

Por questões pessoais, profissionais ou políticas, pelo menos metade dos actuais ministros está de saída: Pires de Lima (Economia), Paula Teixeira da Cruz (Justiça), Rui Machete (Negócios Estrangeiros), Poiares Maduro (ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional), Anabela Rodrigues (Administração Interna), Nuno Crato (Educação) e Paulo Macedo (Saúde).

Entre os potenciais candidatos a integrar um novo executivo da coligação estão Rui Rio, o ex-presidente do AICEP Pedro Reis (apontado à sucessão de Pires de Lima),  Fernando Negrão, o vice-presidente do PSD José Matos Correia e o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro.

Aparentemente certos na equipa governativa, estão Maria Luís Albuquerque (Finanças), Jorge Moreira da Silva (Ambiente), Luís Marques Guedes (Assuntos Parlamentares) e Assunção Cristas (Agricultura), embora possam mudar de pasta.

Mas, mau grado os nomes que vão circulando, o que vai ao certo na cabeça de Passos Coelho aparentemente só ele mesmo saberá.

ZAP

8 Comments

    • Se ele se juntar á corja PS então é que vai ser complicado, á minima oportunidade leva uma facada nas costas como o Seguro levou ahahahaah

  1. O costa também já tem um desgoverno na cabeçôrra. Eu posso adiantar já alguns nomes. Ministro das finanças: Vale e Azevedo. Ministro da juventudo e desportos: paulinho pedroso. Minitro da justica: pintainho monteiro. Provedor da Casa Pia. Calos cruz. Ministro adjunto do costa: zézito socas..

  2. Deve ser um governo ecológico para condizer com a governação do CAVACO, o resto do nome dele deve ser chines.
    Que puto de país?????KKKKKKKKKKKK é este Portugal. Bela democracia, dá gosto c á viver, puta de tristeza este Portugal dos desgraçados.

  3. Os resquícios de oposição interna no PS apagaram-se… Partido uno indivisível mas unívoco na comunicação – Na floresta subsiste um único papagaio e duas carcarejas, à espera pela volta do carlinhos meloas? Talvez assistir à ascensão de Almeida Santos a perfilar-se na 1ª fila da presidência duma qualquer fundação de relações internas… ou quiçá um busto De Rui Mateus e outro de Salgado Zenha no Largo do Rato…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.