/

Passageiro tenta desviar avião para ir ao 1º de Maio em Istanbul

-lucky cat- / Flickr

-

Um passageiro de um voo da companhia turca Anadolu Jet com destino a Ancara ameaçou hoje explodir uma bomba se o avião não aterrasse em Istambul, onde queria participar nas manifestações do 1.º de Maio, noticiou a Efe.

Um funcionário da torre de controlo de Nicósia, de onde partiu o avião, cerca das 04:45, hora de Lisboa, disse à Efe que um passageiro de nacionalidade turca ameaçou fazer explodir o avião, que seguiu a sua rota e aterrou em Ancara.

“Os pilotos aterraram o avião em Ancara sem problemas e o passageiro, que se trancou na casa de banho, foi detido pela polícia”, adiantou a mesma fonte, que pediu para não citarem o seu nome. Segundo o diário Hürriyet, o detido é um cidadão turco de 50 anos.

Em Istambul, a polícia turca usou canhões de água e gás lacrimogéneo para dispersar milhares de manifestantes que desafiaram a proibição de se manifestarem no Dia do Trabalhador, concentrando-se na Praça Taksim.

Depois de dar um aviso final, centenas de agentes dispersaram os manifestantes, usando gás lacrimogéneo e canhões de água, relata um jornalista da agência de notícias France Presse (AFP).

Cerca de 40 mil agentes, assim como dezenas de canhões de água e veículos blindados, foram mobilizados para este dia, sendo que quase metade deste arsenal foi enviado para o centro, para isolar avenidas, ruas e becos mais próximos da Praça Taksim que, nos últimos meses, tem sido palco de protestos contra o Governo.

Apesar da situação vivida hoje, a confederação sindical TURK-IS teve acesso àquela praça para colocar coroas de flores em memória das 34 pessoas mortas durante um protesto em 1977, quando um grupo de manifestantes desconhecidos disparou tiros para o ar, provocando o pânico.

O sindicato organizou uma outra concentração para hoje na Praça Kadikoy, situada no lado asiático de Istambul, que o Governo tentou impedir sem sucesso.

O governador Huseyin Avni Mutlu explicou, na quarta-feira, que a decisão de proibir a manifestação foi baseada em relatórios que indicavam que existiam “grupos terroristas ilegais” que estavam a planear agitação em Taksim.

Numa tentativa de lidar com as duas multidões de manifestantes dos dois lados do Bósforo, as autoridades decidiram paralisar os transportes públicos da cidade, onde vivem mais de 13 milhões de habitantes: as estradas foram bloqueadas, os serviços de ferry-boat canceladas e as estações de metro fechadas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.