Partido Pirata da Islândia com 43% das intenções de voto

1

+BirgittaJonsdottir / Google+

Birgitta Jónsdóttir, líder do Partido Pirata da Islândia

O Partido Pirata da Islândia, fundado em 2012 como movimento de protesto, está atualmente em vias de entrar no governo, com 43% das intenções de voto.

Nas eleições legislativas de 2013, o Partido Pirata obteve 5,1% dos votos e elegeu três deputados, tornando-se o primeiro partido pirata do mundo a ter representação parlamentar.

A subida nas sondagens ocorre depois de o escândalo dos Panama Papers ter revelado contas de vários empresários e políticos islandeses em paraísos fiscais, incluindo o primeiro-ministro Sigmundur David Gunnlaugsson, que se demitiu na terça-feira da semana passada, reforçando o cansaço dos eleitores em relação do sistema político e financeiro.

Como outros partidos piratas, o Partido Pirata da Islândia defende uma reforma dos direitos de autor, mais liberdade de partilha de ficheiros na Internet, a defesa das liberdades cívicas e mais transparência na política.

“Não podemos prever se vai continuar assim ou não, mas vemos que as pessoas gostam do nosso estilo, da nossa abordagem”, disse à agência France Presse Asta Gudrun Helgadottir, uma das deputadas do partido no parlamento.

Birgitta Jonsdottir, 48 anos, ativista do portal Wikileaks e poetisa, fundou o partido em 2012, depois da dissolução do Movimento Cidadão, outro pequeno partido defensor da democracia direta pelo qual tinha sido eleita para o parlamento em 2009.

Depois da eleição de três deputados, o partido continuou a surpreender os observadores políticos, conseguindo muito mais apoio político do que outros chamados partidos de protesto criados após a grave crise financeira de 2008.

Para os seus militantes, a razão é o que os diferencia dos partidos tradicionais.

“Noutros partidos, quando és jovem e te queres envolver na política, começas por ouvir os discursos dos líderes e aplaudir. Aqui não é assim. Toda a gente participa, toda a gente pode apresentar propostas e elas são debatidas”, afirma Karl Hedinn, um militante de 21 anos.

O partido tem uma estrutura horizontal, em que a única hierarquia é a existência de uma comissão executiva, constituída por sete membros, sete suplentes e uma presidência rotativa.

Na Islândia, nenhum partido obteve uma maioria parlamentar desde a independência, em 1944.

ZAP

1 Comment

  1. Um partido pirata só pode existir em países com fronteira marítima, julgo….
    Um partido pirata, a fazer jus ao seu nome só pode atuar no mar em atividade semelhante à desenvolvida no tempo das caravelas ou atualmente ao largo nas águas da Somália, julgo…
    Alguém me explique, não vá dar-me na cabeça pôr uma pala no olho, colocar uma capeline com pena de gaivota na cabeça, armar-me de faca de cozinha à cintura, agarrar-me a uma canadiana com a perna entrapada e desatar a saltitar pela cidade até à Torre de Belém, aguardando a minha oportunidade…..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.