/

Parlamento não aceita candidatos a emprego com licenciaturas pós-Bolonha

20

PSD / Flickr

A Assembleia da República está a recrutar novos funcionários, mas não aceita candidatos formados após a implantação do processo de Bolonha, isto é, com licenciaturas de três anos.

Em causa estão dez concursos abertos até 5 de Junho para a contratação de 23 pessoas para lugares de assessoria em diversas áreas de intervenção, das Relações Públicas às Finanças, entre outras.

“Dos cargos são excluídos os candidatos que tenham uma licenciatura concluída já depois de o Processo de Bolonha entrar em vigor, ou seja, a partir do ano lectivo de 2008/2009”, noticia o Jornal de Negócios.

De acordo com esta publicação, os candidatos formados no pós-Bolonha têm que ter um mestrado de, pelo menos, dois anos. A pós-graduação não será suficiente para poderem ser admitidos para as funções em causa.

Um porta-voz do gabinete do secretário-geral da Assembleia, Albino de Azevedo Soares, confirma ao Jornal de Negócios estes dados, notando que “a carreira de assessor parlamentar é uma carreira especial, que requer elevadíssima exigência”.

A aplicação do Processo de Bolonha, que visou uniformizar a formação universitária aos moldes da União Europeia, foi aprovada no Parlamento em 2005.

ZAP

20 Comments

  1. Até que enfim é possível testemunhar algum bom-senso da parte do Parlamento. A licenciatura acttual de 3 anos mais não é do que um bacharelato ranhoso anterior ao acordo de Bolonha. Antes desse acordo, um Mestrado requeria 7 anos de estudos superiores, hoje mais não é do que uma mera licenciatura. E os doutoramentos actuais não são mais do que eram os meestrados antes de Bolonha. Só quem for mal-informado ou mal-intencionado não verá isso.

    • Depois de bolonha o que se estudava em 5 anos foi obrigado a se estudar em 3… A MESMA MATÉRIA!! Assim vale para o que se estudava em 7 agora ser em 5… A geração pré bolonha era muito relaxada, precisavam de 3 ou 4 cadeiras para ter O MESMO conteúdo que nós hoje estudamos em duas por exemplo. Acham-se mais espertos? Mais conhecedores porque levaram tanto tempo para fazer o mesmo que nós fazemis em menos tempo? Realmente só pessoas como você é que se deviam abstrair de certos comentários ridiculos. Ass: Estudante IST

      • Ó grande bimbo, não deves fazer a mínima ideia das barbaridades que escreveste, nem do teor de imbecilidade daquilo que afirmas!!!…. Se fosse assim como dizes, morcões como tu levavam 5 ou 6 anos a passar do 1º para o 2º ano…

  2. Tanta exigência depois de ter-mos visto no poder um primeiro ministro com uma licenciatura duvidosa.
    Caso para dizer, “depois da casa arrombada”…

  3. Então a casa do povo estaria quase vazia, pois garantidamente serão muito poucos os licenciados no antigo sistema e não é garantidamente, a licenciatura, por si só,que dá valor ao Homem! deixo uma pergunta:
    quem é que afinal criou este sistema de Bolonha e porquê? Então agora são os licenciados/mestrados/doutores, que se tiveram que subjugar a este sistema, que vão ser responsabilizados por este sistema?
    Ó povinho…

  4. Cada vez me convenço mais que vivemos no país do FAZ DE CONTA. Já não é tempo de cortar nas despesas da Assembleia da República? Para quê mais assessores nomeadamente em fim de mandato? Certamente são mais uns boys para se pagarem favores na campanha eleitoral. Só um cego não vê. Com o orçamento dos portugueses cada vez mais exíguo, não é tempo do governo cortar nos gastos? Onde estão os tão propalados e prometidos cortes nas gorduras? VALEM POUCAS MOEDAS PARA NÃO DIZER NENHUMAS. TODOS ÀS URNAS VOTAR NOUTROS PARTIDOS PARA VERMOS COMO É. VAMOS TIRAR DE LÁ ESTA CAMBADA (PS – CDS – PSD) QUE NOS DESGOVERNA HÁ 40 ANOS.
    NOTA: sou apolítico mas cidadão.

  5. Curiosos estes comentários e debates, será que sou só eu com a minha 4ª classe feita há mais de 50 anos é que vejo aqui o esquema.
    Então é no fim de legislatura que se sente a necessidade de reforçar os quadros da assembleia? não será antes uma forma de premiar uns quantos bons rapazes que bem serviram o partido, e já agora só falta por os nomes e datas de nascimento porque os lugares já estão ocupados e o concurso é só para estúpido ver.
    Mas ainda mais impressionante, é o à vontade com que o fazem, fazendo-me lembrar aquelas pessoas a roubar no estádio em Guimarães, como se estivessem num centro comercial.

    ACORDEM!!!!

  6. Então fazem Bolonha e depois descriminam?!?!? Os próprios deputados aplicaram o Processo de Bolonha e agora o descriminam?!?!’ Isso não é crime?!?!? Bem…mais uma noticia para o rolo de muitas deste país tão parolo…

  7. Esta noticia é uma falacia.
    È dificil perceber que o que se pretende é um mestrado (pós-Bolonha) ou o seu equivalente pré-Bolonha, uma licenciatura? Não há discriminação nenhuma. O que se pede é simplesmente que as pessoas tenham concluido um curso Universitario de 5 anos…
    Como já ouvi uma professora Universitária a dizer o mesmo esta semana, não posso presumir que seja ignorância ou uma incapacidade começada por ‘b’.
    (se necessario ver significado de falacia na wikipedia)

  8. Parlamento não aceita candidatos a emprego com licenciaturas pós-Bolonha.
    É esta porcaria de país de estado que eu aprecio.
    Esta AR a dita casa da democracia que os portugueses pagam salários de arreguilar os olhos, onde existem milhões de conterrâneos que passam FOME para manter esta corja parasita de estafermos nos comem os olhos.
    Malditos sejam. Os políticos ditos defensores dos interesses públicos portugueses são uma valente merda são mesmo parasitas, carraças caninas. maldito o dia em que nasci nesta porcaria, nesta merda melada.
    Malditos os que apoiam esta corja pior que a peste negra, malditos sejam.

  9. A EU é mesmo o LIXO do Planeta. Portugal já nem comento é mesmo Merda. Nem para se fazer filhos serve. Porcaria de país parasita dos contribuintes europeus. Não presta mesmo para nada,que raio de país avia eu de nascer para manter esta Corja dita politica. Merda nasce merda e fica a ser a mesma MERDA. Porcaria de LIXO, nada se aproveita, nada.

    • Pois… a escreveres assim, como é que não “avias” de ser uma merda?!
      Mas, põe-te a andar que já vais tarde; já que Portugal e a Europa não precisam de merda como tu!!

  10. Bem, temos vários politicos com cursos superiores duvidosos…
    Exames ao domingo, envios por fax, cadeiras fictícias, certificados forjados, etc etc etc
    É só escolher, há de tudo e para todos os gostos…..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.