//

Parlamento grego aprova reforma fiscal e de pensões

Alexandros Vlachos / EPA

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, cumprimenta a presidente do Parlamento, Zoi Konstantopoulou, que votou contra o acordo com os credores

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, cumprimenta a presidente do Parlamento, Zoi Konstantopoulou

O parlamento grego aprovou este domingo a reforma fiscal e de pensões, proposta pelo Governo de Alexis Tsipras no âmbito dos compromissos com os credores internacionais do país.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, defendeu no parlamento que o sistema aprovado este domingo é “sustentável, sem afetar as pensões principais”, e prometeu que, para mais de 2 milhões de reformados, não haverá um único euro de corte na pensão.

A legislação proposta pelo Governo grego compõe-se de reformas das pensões, dos impostos diretos e indiretos, que permitirão economizar 5.400 milhões de euros por ano, para conseguir em 2018 um superavit primário de 3,5% do produto interno bruto (PIB), como prevê o programa do terceiro resgate.

“Comprometemo-nos a reformar o sistema de pensões sem reduzir as pensões principais e conseguimos”, afirmou Tsipras perante os deputados.

“O sistema necessitava de uma reforma porque é complexo, socialmente injusto e clientelista. E não corresponde ao estado financeiro do país”, acrescentou o primeiro-ministro grego.

Este domingo, uma greve geral paralisou a Grécia em protesto contra as condições impostas ao governo pelos credores internacionais na negociação da dívida do país.

Os ministros das Finanças da zona euro, Eurogrupo, reúnem-se extraordinariamente esta segunda-feira, em Bruxelas, e têm em agenda o novo pacote de medidas de austeridade na Grécia, definido no âmbito do terceiro resgate ao país.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.