//

Parlamento grego aprova novas medidas de austeridade exigidas pelos credores

Pantelis Saitas / EPA

Alexis Tsipras no debate do programa de austeridade no Parlamento da Grécia

Alexis Tsipras no debate do programa de austeridade no Parlamento da Grécia

O parlamento grego aprovou este domingo as medidas de austeridade exigidas pelos credores para a concessão de uma nova parcela do terceiro programa de resgate ao país negociado em 2015 e antes da reunião do Eurogrupo de terça-feira.

O projedto aprovado contempla um novo aumento de impostos, lança um fundo para acelerar privatizações e cria um mecanismo de correcção automática em caso de derrapagem orçamental.

O executivo liderado por Alexis Tsipras quer arrecadar anualmente mais 1.800 milhões de euros aumentando a taxa máxima do IVA dos 23% para os 24%, e subindo as taxas na gasolina, nas bebidas alcoólicas, no café, no acesso à internet e no jogo.

O texto de 7.000 páginas, aprovado pela coligação governamental liderada pelo Syriza, já tinha sido adotado na sexta-feira em comissão parlamentar, com os votos do partido da esquerda grega do primeiro-ministro e do seu aliado, o pequeno partido soberanista Anel – Gregos Independentes.

A aprovação desta medida desbloqueia o desembolso de uma tranche de 5,4 mil milhões de euros de financiamento.

Durante a tarde deste domingo, na praça Syntagma, em frente ao parlamento, uma manifestação em protesto contra a aprovação da lei ocorreu sem incidentes.

Segundo a polícia de Atenas, o protesto reuniu cerca de 11 mil pessoas.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.