/

Parlamento Europeu vota relatório da troika esta semana

O Parlamento Europeu (PE) vota na quinta-feira as conclusões sobre o papel da troika nos países sob programas de assistência financeira, como Portugal, numa sessão plenária ainda marcada por mais um debate sobre a Ucrânia, na quarta-feira.

Os eurodeputados, que se reúnem, a partir de segunda-feira, na penúltima sessão plenária da legislatura, votam, na quinta, recomendações sobre o papel da troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) saídas de duas comissões parlamentares: a dos Assuntos Económicos (mais centrado em questões institucionais) e do Emprego (que analisa os aspetos sociais dos programas de assistência financeira).

A votação, na quinta-feira, segue-se ao debate, na véspera, dos relatórios sobre a ação da troika na Grécia, Irlanda, Portugal e Chipre.

Também na quarta-feira, o PE vai debater com o presidente da Comissão, José Manuel Durão Barroso, e a presidência grega do Conselho os temas da próxima cimeira europeia de 20 e 21 de março.

O Semestre Europeu para a coordenação das políticas económicas, a competitividade industrial, o clima e energia e a preparação da cimeira UE-África deverão ser assuntos em análise.

A situação na Ucrânia – nomeadamente a presença de tropas russas na Crimeia e o agendamento de um referendo sobre a eventual cessação da península ucraniana – volta ao debate no hemiciclo europeu, que votará ainda uma resolução sobre a questão.

Na sessão plenária será votado, na quarta-feira, um relatório de iniciativa do eurodeputado Paulo Rangel (PSD) sobre o papel do PE na escolha do próximo presidente da Comissão Europeia.

O documento defende que o Conselho Europeu, formado pelos chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE), deve respeitar o resultado das eleições europeias e a escolha dos cidadãos ao propor um candidato a Presidente da Comissão.

O relatório sustenta ainda que o maior número possível comissários europeus deve ser escolhido de entre os eurodeputados eleitos.

Na terça-feira, está agendada a votação de um relatório da eurodeputada Inês Zuber (PCP), que defende medidas para reduzir as disparidades salariais.

No mesmo dia é votado um relatório de Ana Gomes (PS) sobre a Arábia Saudita, as relações deste país com a UE e o seu papel no Médio Oriente e no Norte de África.

Na quarta-feira, vai também votar um relatório de Vital Moreira (PS) que visa alinhar o regulamento relativo às estatísticas comunitárias do comércio externo com países terceiros com as novas disposições do Tratado de Lisboa.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.