Os novos urinóis de Paris transformam urina em adubo

A capital francesa instalou vários urinóis na Gare de Lyon que, além de tornarem a cidade mais limpa e livre de maus cheiros, também são amigos do ambiente porque transformam a urina em adubo.

Durante as grandes festas nas cidades, um dos problemas é o facto de muitas pessoas se esquecerem do bom senso em casa e urinarem em qualquer lugar. Além disso, os mictórios públicos que são instalados para evitar isso mesmo nunca parecem ser suficientes.

Mas e se estes urinóis não fossem temporários? E se fossem instalações fixas que, ainda para mais, ajudam o meio ambiente? É isso que está a acontecer em Paris.

Onde? Mais concretamente no exterior da estação de comboios Gare de Lyon, onde duas caixas vermelhas com flores e plantas estão a cativar a atenção de quem lá passa.

Estes urinóis, batizados de “Uritrottoir”, foram criados para acabar com o hábito das pessoas de urinar na via pública, mantendo a cidade limpa e livre de maus cheiros.

O interior é composto por uma mistura de palha, serragem e lascas de madeira. Ao contrário dos mictórios tradicionais, este sistema não precisa de água para funcionar, o que reduz o mau cheiro.

Um sensor controla a quantidade de urina e avisa quando o mictório estiver cheio. É aí que a camada de palha é removida e transformada em composto para adubar jardins e parques da capital francesa.

O urinol “amigo do ambiente” também está a ser usado em festivais de música, acampamentos e eventos desportivos. Como a receção está a ser positiva, a empresa ferroviária francesa planeia comprar mais mictórios para instalar noutras estações.

“Estamos a fazer uma economia circular. Utilizamos dois produtos de resíduos, a palha e a urina, para fazer algo que faz com que as plantas cresçam”, disse Laurent Lebot, um dos criadores do Utitrottoir, ao The Guardian.

O maior desafio é ter a certeza de que as pessoas reconhecem a caixa como um urinol – uma questão enfrentada pela cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, quando começou um programa semelhante em 2014.

“Este é um equipamento totalmente novo e, na verdade, as pessoas ainda não se habituaram”, afirma Lebot. “Vamos colocar um sinal no Uritrottoir para explicar melhor as suas funções”.

ZAP // EcoD

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.