//

Papa quer mastigar folhas de coca durante visita à Bolívia

catholicism / Flickr

O papa Francisco

O papa Francisco

O papa Francisco quer, na próxima visita à Bolívia, mastigar folhas de coca da forma tradicional como fazem as populações autóctones, anunciou o ministro da Cultura boliviano, Marko Machicao.

“Disse-nos que desejava especificamente mastigar a coca” em vez de beber uma infusão de coca, como fazem os turistas para combater o mal da montanha, a doença das alturas, quando ficam em La Paz, a capital situada do país, a 3.600 metros de altitude, disse Marko Machicao à televisão pública.

Machicao usou a palavra “acullicar”, que significa mastigar na língua quechua.

A folha de coca, principal componente da cocaína, também é consumida no estado natural em algumas províncias do norte da Argentina, país natal do papa Jorge Mario Bergoglio.

Em 2013, a ONU readmitiu a Bolívia na Convenção de 1961 sobre as drogas, com a inscrição nestes textos da reserva acordada à mastigação das folhas de coca, um ano depois de La Paz ter denunciado esta convenção que proibia uma das práticas ancestrais bolivianas.

A Bolívia, terceiro produtor mundial de coca e cocaína, depois do Peru e da Colômbia, conta perto de 25.300 hectares de plantações de coca, de acordo com dados da ONU.

Uma lei de 1980 autorizava plantações de coca em apenas 12.000 hectares, no âmbito de uma utilização legal das folhas.

O papa visita a Bolívia entre 08 e 10 de julho.

O papa visita a Bolívia entre 08 e 10 de julho. A folha de coca, principal componente da cocaína, também é consumida no estado natural em algumas províncias do norte da Argentina, país natal do papa Jorge Mario Bergoglio. Em 2013, a ONU readmitiu a Bolívia na Convenção de 1961 sobre as drogas, com a inscrição nestes textos da reserva acordada à mastigação das folhas de coca, um ano depois de La Paz ter denunciado esta convenção que proibia uma das práticas ancestrais bolivianas. A Bolívia, terceiro produtor mundial de coca e cocaína, depois do Peru e da Colômbia, conta perto de 25.300 hectares de plantações de coca, de acordo com dados da ONU. Uma lei de 1980 autorizava plantações de coca em apenas 12.000 hectares, no âmbito de uma utilização legal das folhas.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/mundo/detalhe/20150628_2344_papa_quer_mastigar_folhas_de_coca_durante_visita_a_bolivia.html

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.