/

Papa imagina que possa ter só “mais dois ou três anos” pela frente

Mazur / Catholic News

-

O Papa Francisco revela que pondera abdicar do pontificado caso a sua saúde não lhe permita exercer o cargo plenamente – e calcula que tenha apenas “mais dois ou três anos” pela frente, em declarações aos jornalistas no voo de regresso depois de uma visita de cinco dias à Coreia do Sul.

Questionado sobre a popularidade que alcançou após assumir a liderança da Igreja Católica, Jorge Bergoglio afirmou que a encara “como generosidade do povo de Deus” e que tenta sempre lembrar-se das suas falhas “para não se tornar orgulhoso”.

“Sei que isto vai durar pouco tempo. Mais dois ou três anos e partirei para a ‘Casa do Pai’”, estimou, em jeito de brincadeira, o líder da Igreja Católica. No entanto, de acordo com o Guardian, uma fonte do Vaticano confirmou que Francisco já tinha confidenciado a pessoas que lhe são próximas que acha que não terá muitos mais anos de vida.

A pergunta dos jornalistas surgiu depois de o Papa Francisco, de 77 anos, ter falado sobre os seus problemas de saúde. O papa disse que já teve “problemas nervosos” que exigiram tratamento. No entanto, Francisco brinca com a situação e diz que tem que “tratar bem estes nervos, dar-lhes mate [bebida típica da Argentina] todos os dias”.

O Papa fez também referência à possibilidade de abdicar do cargo, à semelhança do que fez Bento XVI no ano passado, referindo que o atual papa emérito “abriu uma porta que é institucional, e não excecional”.

“A nossa vida é cada vez mais longa e a uma certa idade não temos a capacidade de governar bem, porque o corpo está cansado. Mesmo que estejamos bem de saúde, não temos a capacidade de lidar com os problemas de um governo como o da Igreja“, considerou o sumo pontífice, afirmando que “mesmo que alguns teólogos digam que não está certo” irá renunciar ao pontificado quando considerar que não tem forças para continuar.

“Podem-me perguntar: se um dia não se sentir capaz de seguir em frente, faria o mesmo? Sim. Rezaria e faria o mesmo”, assegurou o Papa.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.