/

Papa Francisco vai lavar os pés a refugiados

1

catholicism / Flickr

O papa Francisco

O papa Francisco

O Papa Francisco decidiu celebrar o rito do lava-pés, esta Quinta-feira Santa, com 12 refugiados e refugiadas de vários países, anunciou a Santa Sé.

A celebração da tarde de Quinta-feira Santa, início do Tríduo Pascal, vai decorrer no centro de requerentes de asilo de Castelnuovo di Porto, a cerca de 30 quilómetros a norte do Vaticano, que recebe sobretudo jovens refugiados.

O gesto quer ser “um sinal simples, mas eloquente” de atenção pela condição dos refugiados, explica ao jornal do Vaticano o arcebispo Rino Fisichella, responsável pela organização dos vários eventos do Jubileu da Misericórdia.

“O Papa vai ajoelhar-se para lavar os pés a 12 refugiados, como sinal de serviço e atenção à sua situação”, acrescentou.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse por sua vez aos jornalistas que não estão previstas quaisquer alterações ao programa de celebrações da Semana Santa, apesar dos atentados de hoje em Bruxelas.

A decisão de celebrar esta cerimónia fora do Vaticano é já uma tradição no actual pontificado. Em 2015, Francisco foi ao complexo de Rebibbia, onde o Papa lavou os pés a alguns detidos e a detidas de uma prisão feminina vizinha;

Em 2014, o pontífice argentino deslocou-se ao Centro ‘Santa Maria della Provvidenza’, da Fundação Don Carlo Gnocchi, destinado à reabilitação de pessoas com deficiência e idosos, em Roma; em 2013 esteve numa prisão juvenil da capital italiana.

Uma das mudanças promovidas pelo Papa Francisco, a nível litúrgico, foi a decisão anunciada este ano de modificar a rubrica do Missal Romano relativa ao lava-pés de Quinta-feira Santa, estabelecendo que a participação no rito não seja limitada só aos homens e rapazes.

O Missal Romano passa a deixar de fazer referência aos “homens escolhidos”, passando a falar nos “escolhidos entre o povo de Deus”, de maneira que os responsáveis pelas comunidades  “possam escolher um grupo de fiéis que representem a variedade e a unidade de cada porção do povo de Deus”.

Bom Dia

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.