/

Papa Francisco só quer distância dos padres “assustadores e neuróticos”

1

catholicism / Flickr

O papa Francisco

O papa Francisco

O papa Francisco afirmou esta sexta-feira que alguns padres católicos são tão “assustadores e neuróticos” que prefere manter distância face aos mesmos.

“Vou dizer-vos sinceramente, tenho medo de sacerdotes rígidos. Mantenho-me longe deles. Eles mordem!”, afirmou o papa durante uma conferência sobre formação para o sacerdócio, levando a audiência ao riso.

Recorrendo ao humor, o papa Francisco disse que algumas pessoas que são atraídas para uma carreira clerical são fundamentalmente instáveis, criando inevitavelmente problemas para a igreja se não forem afastadas.

Se uma pessoa estiver doente, se for neurótica, deve ir ao médico, físico ou espiritual”, disse o Sumo Pontífice.

“O médico vai receitar comprimidos. Mas, por favor, que não sejam os crentes a pagar por padres neuróticos”, acrescentou.

Segundo o papa, os seminários servem para aferir o estado espiritual dos candidatos, devendo também avaliar a sua condição física e psicológica.

“Frequentemente, há jovens que são psicologicamente instáveis sem o saberem e que olham para as estruturas fortes como uma forma de apoio“, considera o Papa.

“E se para alguns é a polícia ou o exército, para outros é o clero”, disse Francisco.

“Quando um jovem é muito rígido, muito fundamentalista, eu não me sinto confiante em relação a ele. Por detrás disso, há algo que o próprio não entende. Mantenham os olhos abertos!”, alertou.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.