/

Papa Francisco expulsou sacerdote argentino condenado por pedofilia

O papa Francisco decidiu esta quarta-feira que um sacerdote argentino, condenado a uma pena de prisão por pedofilia, não poderá exercer mais as suas funções, anunciaram fontes eclesiásticas.

A decisão refere-se a José Mercau, condenado a 14 anos de prisão por ter abusado de quatro menores quando era padre em San Juan Bautista, na periferia de Buenos Aires.

A diocese de San Isidro anunciou em comunicado que “o Santo Padre decretou a demissão do presbítero José Mercau do estado clerical”.

“Com este decreto, José Mercau perdeu automaticamente os direitos do estado clerical, ficando privado de todo o exercício do ministério sacerdotal”, pode ler-se na nota, assinada pelo porta-voz da diocese, Máximo Jurcnovic.

José Mercau, que chefiava uma casa que albergava crianças de rua, foi acusado de pedofilia em 2005 e declarou-se culpado.

Em setembro, o Vaticano colocou em prisão domiciliária o antigo arcebispo polaco Jozef Wesolowski, acusado de pedofilia, sendo o primeiro caso do género, adiantou um porta-voz da Santa Sé, sublinhando que foi o papa Francisco a exigir uma ação rápida.

O antigo bispo, embaixador da Igreja Católica na República Dominicana, foi deposto em junho depois de ter sido condenado por abuso sexual por um tribunal da Santa Sé.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.