//

Papa chama vítima de abuso sexual para comissão de proteção de crianças

Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires / Flickr

-

Uma antiga vítima de abuso sexual por um padre vai integrar a nova comissão criada para a protecção de crianças em instituições da Igreja Católica, anunciou hoje o Vaticano.

Numa comunicação, o papa Francisco revelou os primeiros oito nomes das pessoas que se vão sentar na comissão, que foi anunciada a 05 de dezembro.

Entre eles consta o de Marie Collins, uma irlandesa vítima de abusos que tem sido uma porta-voz na defesa dos direitos das vítimas.

Constam também da lista o arcebispo de Boston, Sean Patrick O’Malley, que tem defendido as vítimas norte-americanas, e os psiquiatras Catherine Bonnet, de França, e Sheila Hollins, de Inglaterra.

A antiga primeira-ministra polaca Hanna Suchocka, o advogado italiano Claudio Papale, o teólogo jesuíta argentino Miguel Yanez e o jesuíta alemão Hans Zollner são os restantes membros revelados.

O principal objetivo destas oito pessoas é preparar os estatutos da comissão e definir as suas competências e funções, indicou o comunicado do papa Francisco.

Mais membros de outros países serão nomeados mais tarde para a comissão.

Milhares de crianças foram abusadas sexualmente por padres em vários países, particularmente na Irlanda e nos Estados Unidos, principalmente, entre 1960 e 1990.

Este escândalo degradou fortemente a imagem da Igreja no mundo.

Um relatório das Nações Unidas, divulgado no início de fevereiro, acusou o Vaticano de não ter denunciado os casos à justiça e de ter mantido em segredo as investigações eclesiásticas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.