///

Papa celebra missa em português em homenagem a José de Anchieta

Catholic News / Flickr

Papa Francisco

Papa Francisco

O papa celebrou esta quinta-feira em português a missa de ação de graças ao santo José de Anchieta, canonizado a 3 de abril, declarando que a causa da santidade do “Apóstolo do Brasil” foi “não temer a alegria”.

O papa Francisco explicou que o santo, nascido em Tenerife, nas Canárias, foi um exemplo dessa alegria, fruto da “força de atração dos discípulos de Jesus”.

O papa sublinhou que era isso precisamente que José de Anchieta ensinava, a “sua alegria”, que “para nós deve ser uma herança”.

A missa foi celebrada em Roma, na Igreja de Santo Inácio de Loyola, um lugar simbólico, já que o espanhol Inácio de Loyola foi o fundador da Companhia de Jesus, ordem religiosa a que pertenciam Anchieta e o próprio papa.

Estiveram presentes na cerimónia fiéis, religiosos e autoridades, tanto de Espanha como do Brasil, entre os quais, o vice-Presidente brasileiro, Michel Temer.

O próprio Francisco assinou o decreto para a canonização de Anchieta (1534-1597), graças à chamada “canonização equivalente”, que não necessita de milagres e é feita por reconhecimento do fervor popular.

José de Anchieta – que ainda muito novo foi estudar para Portugal e onde entrou para a Companhia de Jesus – é conhecido como o “Apóstolo do Brasil”, pelo seu trabalho evangelizador e humanitário, sobretudo com os índios, que protegia da violência e escravidão.

É venerado especialmente em São Paulo, a maior cidade brasileira, tendo sido um dos seus fundadores.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.