//

Pais vegetarianos julgados por morte de bebé com raquitismo agudo

2

SXC

foto: sxc

foto: sxc

Os pais vegetarianos de um bebé de cinco meses que morreu de raquitismo agudo estão a responder à acusação de homicídio num tribunal de Londres.

Nkosiyapha Kunene, de 36 anos, e Virginia Kunene, 32, nasceram no Zimbabwe e moravam no sudeste de Londres. O filho do casal, Ndingeko Kunene, morreu no dia 14 de junho de 2012.

Virginia e Nkosiyapha declararam-se culpados da acusação de homicídio involuntário – quando não há a intenção de matar.

Segundo o jornal britânico Daily Telegraph, acredita-se que o casal seguia uma dieta ovo-lacto-vegetariana – que permite o consumo de leite e ovos, mas não de carnes.

“Devido à dieta (que Virginia Kunene) seguiu, a criança ficou doente”, alega o procurador do caso, Richard Whittam, acrescentando que este foi um “caso trágico”.

Não foram revelados detalhes sobre a alimentação dada ao bebé.

O juiz do processo, Rabinder Singh, afirmou que está “a analisar todas as opções” antes de proferir a sentença.

“A gravidade do crime pelo qual a vida de um bebé foi perdida é clara para todos”, disse o juíz,  numa audiência esta segunda-feira.

O casal está a responder em julgamento sob liberdade condicional.

O raquitismo é uma doença que afecta o desenvolvimento dos ossos, deixando-os fracos, e é causada por uma deficiência de vitamina D e cálcio.

A causa da doença é uma dieta pobre em nutrientes ou alguma outra doença que afecte a forma como as vitaminas e os minerais são absorvidos pelo corpo.

O raquitismo costumava ser comum no passado, mas a doença quase desapareceu nos países ocidentais devido à adição de vitamina D a alimentos como cereais e margarina.

Qualquer criança pode sofrer de raquitismo, mas crianças de pele escura (já que é necessária uma quantidade maior de luz solar para conseguir vitamina D) e crianças prematuras são mais susceptíveis à doença.

ZAP / BBC

2 Comments

  1. Há algo de muito errado com esta notícia. Primeiro uma dieta ovo-lacto-vegetariana nao é muito restritiva e não é deficiente em cálcio nem em vitamina D; segundo, com apenas 5 meses de idade este bebe apenas mamava peito (o melhor que há mesmo de uma mãe qua não come carne) ou então biberão e neste ultimo caso estaria apenas neste mês a iniciar aos poucos alimentos sólidos que inicialmente são apenas vegetais para todas as crianças, já que a carne só costuma ser introduzida lá para os 7 meses, o peixe e os ovos lá para os 10-12 meses; finalmente, os pais considerarem-se culpados, tendo em conta o que referi???…

  2. Tem razão Lara. Um bebé de 5 meses alimenta_se de leite. Por qualquer razao nao alimentaram o filho e a noticia explora o vegetarianismo, pois isso chama a atenção….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.