Pacheco Pereira desafiado a sair do PSD pelo próprio pé

42

Pacheco Pereira terá sido convidado a deixar o PSD por iniciativa própria, depois de ter participado numa acção de campanha da bloquista Marisa Matias. Mas o comentador e historiador poderá vir a ser expulso do partido.

O cenário é avançado pelo jornal i na edição impressa deste sábado.

A publicação assegura que Pacheco Pereira foi “desafiado a sair do PSD pelo seu próprio pé“, depois de ter estado presente numa acção de campanha de Marisa Matias, a candidata do Bloco de Esquerda às próximas eleições presidenciais.

Uma atitude que viola os estatutos do PSD e que estará a levar alguns militantes a defenderem a sua expulsão do partido, realça o i.

Essa é a posição do antigo líder da Juventude Social-Democrata, Duarte Marques, que frisa que a saída de Pacheco Pereira seria “perfeitamente normal e coerente com tudo o que disse nos últimos cinco anos”.

“Se pensasse como ele, teria vergonha de ser militante do PSD”, acrescenta o deputado.

“A vontade dele é manter-se no PSD e esperar que o partido lhe aplique alguma sanção”, diz por seu turno o histórico militante social-democrata Ângelo Correia.

Pacheco Pereira deseja ser convocado e ser mártir“, acrescenta.

O sociólogo e historiador José Pacheco Pereira é militante do PSD há várias décadas, mas tem também sido uma das vozes mais críticas do partido quanto às suas próprias estratégias políticas, particularmente desde que Passos Coelho assumiu a liderança.

ZAP

42 Comments

  1. Ha muito que defendo que esse senhor a muito já devia ter saído do PSD, esse senhor (Pacheiro Pereira) não passa de um recalcado discípulo de Mao ,nunca se livrou do seu passado marxista leninista. Nunca percebi onde diabo esconde o seu ideal da Social democracia. militantes como este senhor o diabo caca a duzia.

  2. Quando recordo os discursos, as ideias, o tempo em que o Dr. Francisco Sá Carneiro exercia a sua vida pública, lutando por uma democracia pluralista, como lídimo representante da Social Democracia no nosso País, nos dias de hoje, não existe nada nem ninguém semelhante a esse inesquecível político por isso, Duarte Marques é um anão político, e não lhe assiste o direito, quer de se reclamar social democrata, quer no convite que faz a uma personalidade como o Dr. Pacheco Pereira porque hoje, o PSD com a atual liderança, é um partido eufemisticamente conotado com o neoliberalismo mas que na realidade são a vergonha do PSD e dos seus prestigiados militantes do passado, como foi o Dr. Francisco Sá Carneiro.

    • … 100% de acordo. Depois destes últimos anos, o PSD tem um longo caminho a percorrer, para voltar a ser a referência nacional da Social Democracia.

    • O sr Magalhães é primo do dito?
      Ou também é mais um barão? Ou da cidade centralista que é Lisboa?
      O passos só por ser da província e não ter pedigree já não pode ser líder?
      Cure-se meu caro, cure-se. E já agora leve o seu primo Zé consigo para bem longe.
      Cambada…

    • “…Perfeitamente de acordo…, ora aqui é que está o verdadeiro problema dos “Barões”…, mataram Sá Carneiro porque não servia a muita gente no PSD e não só, Pacheco Pereira como seguidor do grande “Mestre”, vem a público expor as verdades que muitos não querem ouvir…, há muitos mais como ele, mas como Covardes que são, deixam-se ficar na sombra…! Peço ao Senhor Pacheco Pereira que não se demita, actualmente vivemos num País onde a liberdade de expressão já não é o que era, mas seja em que Partido for…, o que está mal tem que ser dito, doa a quem doer…, sinto-me envergonhado de viver num País onde os ricos roubam cada vez mais os pobres – Mas o vosso castigo de ladroagem, corrupção e traidores da Pátria, já começou e não vai parar…”!

    • Cure-se meu caro . Vá chamar turco à sua tia…
      O Passos acabou com os barões do PSD e só por isso é que tem tanta oposição.
      O sr Almeida também deve ser da burguesia ou então da cidade…

      • Realmente este actual PSD mais parece uma célula do DAESH. Pelo menos já matou à fome mais portugueses que o DAESH.

  3. Realmente não sei o que o Pacheco Pereira está a fazer no PSD. Seria coerente da parte dele deixar o parido. Com amigos destes, o PSD não precisa de inimigos…

  4. A carneirada é toda a mesma… seja na política, ou em qualquer outra manifestação orientada pela lógica tribal. Pertencer a um partido corresponde a uma vontade expressa de se autoflagelar, pela via do impedimento de se poder manifestar livremente a que está obrigado. E nesta lógica todos os partidos são iguais! Só um masoquista ou oportunista ou então acéfalo poderá aceitar tal afronta.

    • Social democrata, ele???? Deves 15 anos,,, de mentalidade, não sabes que ele foi militante do PCTP-MRPP, de extrema esquerda, aquele partido que este ano expulsou o Garcia Pereira por incompetência?????
      Vai estudar…

  5. São as contradições em que mergulham os partidos. Porventura os que o querem expulsar estão fartos de praticar as maiores atrocidades, do ponto de vista da ausência de ética e da falta de carácter, a coberto da legalidade estatutária.
    Os partidos, sobretudo ao nível local, estão cheios de “fascistas”, de gente que tratou de se apropriar das suas microestruturas para controlarem as estruturas de poder paroquial. Gente sem escrúpulos que, perante uma ameaça, tratam de accionar os estatutos para expulsar quem lhes faz frente mas, sentido que o adversário é manso, trata de o usa em proveito próprio, pagando-lhe as cotas e votando por ele ou chamando, por toque de corneta, o rebanho a sufrágio quando surge alguma lista opositora. Os partidos têm o que merecem e este PSD merece muito. Perguntem isso a alguns históricos. ..

  6. Discordar de algo é útil e construtivo.
    Discordar de tudo é recalcamento. Em 5 anos este senhor não concorda com 1 (uma) ideia, posição ou opinião da direção de PSD.

  7. que faz um social-democrata no psd?
    nada!
    há muito que os trepadores sociais que dominam o psd abominam e aviltam
    a social-democracia,
    por isso que faz um social-democrata como o pacheco pereira
    misturado com esses direitistas radicais vindos de trás de uma pedra?
    sá carneiro deve andar a dar voltas no túmulo vendo
    o que o queque de massamá e a catherine deneuve e restante gang
    andam a fazer com o psd

  8. Este Pacheco Pereira faz parte daquele grande leque de políticos que funcionam mais ou menos como o vento e de facto o PSD não poderá fazer parte da sua casa, que vá pousar para o PS onde assentará na perfeição porque até na extrema-esquerda não deverá enquadrar muito bem embora tenha tiques dessa área.

  9. Curiosamente, Duarte Marque não tem vergonha do artigo imbecil que publicou sobre a “peste grisalha” e a “perda da identidade portuguesa”, por causa da imigração… coisa a que me referi no antigo blogue “Estrolábio”. É natural que a inteligência e a cultura de Pacheco Pereira incomodem (e muito) quem escreve um acervo de tolices dessa envergadura, sem vergonha, naturalmente por carecer das qualidades intelectuais necessárias para aceder, sequer, à dimensão da boçalidade vertida em tal escrito. Só posso felicitá-lo por se manter inamovível na sua petrificação intelectual. Estranho é que alguns militantes, do PSD, inteligentes e minimamente próximos da cultura, não manifestam a sua vergonha por conviverem com semelhante personagem: apesar de tudo, a tolerância, mesmo alargada pelo oportunismo, há-de ter um limite!

  10. Mais uma vez se demonstra que os partidos apenas querem saber deles próprios e nunca do Povo nem de mais ninguém, ora dentro de um partido ninguém pode ter uma ideia ou o seu próprio pensamento ou ideal , viva a democracia ops ou o que os Partidos lhe chamam.

  11. Isto demonstra bem no Pais que vivemos, assim como outras tantas nestes últimos anos em que se vê claramente que partidos não servem o Pais mas sim os seus interesses e amigos, viva a democracia e outros tantos que aqui defendem estes como se fosse a sua vida.

  12. O Dr. Pacheco Pereira, que se intitula militante do PSD, tem alguma notariedade precisamente por isso. Não fosse ele militante, e as bacoradas que emite não teriam qualquer eco, pois não passariam de patacoadas de mais um jornalista, tipo Constança Cunha e Sá…
    É que isto de se aproveitar da filiação partidária para ganhar uns dinheiritos, deveria acabar…
    Por isso, se está assim tão em desacordo com o partido, e tão consonante com as “esquerdas”, a porta da RUA é a serventia da casa…

  13. Comparar o tal Duarte Marques a Pacheco Pereira é comparar xixi de cabra com um bom verde. Na realidade deviam os militantes do psd estar satisfeitos de ter no seu partido um intelectual sério que defende de facto o ideal social democrata e não é um mero papagaio de ideias neo liberais que tornaram o psd num partido de direita, bafiento e retrogado.

  14. Uma perguntinha… Quem é o o deputado Duarte Marques? Não havia mais ninguém com algum renome para fazer o frete desta afronta a um dos únicos e raríssimos homens com coluna vertebral naquela merda em que se transformou esse partido dito social democrata?…

  15. Quem está enganado? Pacheco Pereira ou PSD ? Será que o PSD de hoje tem alguma coisa a ver com o PPD ? com as ideias de Sá Carneiro ? PSD já não é social democrata mas talvez só democrata se o é!
    PSD de PPCoelho é ultra liberal.

  16. O Pacheco Pereira é um social democrata “à la” Sá Carneiro. O PSD desde o Durão e que deixou a ALDE para ir para o PPE, virou populisto-popular neo-liberal assumido. O PSD colou-se tanto ao CDS que são hoje, dois partidos que discordam em quase nada. É pena porque Portugal precisa desperadamente de um partido liberal-democrata bem do centro, que não tenha tiques nem socialistas nem populares-selvagens. E antes que o cão de caça “Maria” me venha chamar de burguês. Ao que parece sou primo do Pedro Passos Coelho, nasci e creci numa aldeia e não sou militante de nenhum partido em Portugal. Fiz-me militante da ALDE (partido europeu onde já esteve o PSD), pois não há nenhum em Portugal que defenda o que eu defendo. Seria o PSD do Sá Carneiro, mas virou um partido maquiavélico-popular.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.