Overdose de chocolate matou quatro ursos

O excesso de chocolate foi fatal para quatro ursos pretos que foram encontrados mortos nas florestas de New Hampshire, nos EUA, em 2014.

As necrópsias e os exames toxicológicos feitos pela Universidade de New Hampshire aos quatro animais selvagens, duas fêmeas adultas e duas crias, revelaram que a causa da morte foi o excesso de teobromina, composto químico habitualmente contido no cacau, relata o Concord Monitor.

Os quatro ursos terão sido encontrados, em Setembro de 2014, a alguns metros do local onde um caçador assumiu ter deixado chocolate e donuts como iscos, segundo aponta o mesmo jornal.

A teobromina é tóxica para os animais, quando consumida em doses elevadas. No caso de um urso, a sua overdose pode provocar vómitos, hipotermia, convulsões, coma e falhas respiratória e cardíaca.

Em New Hampshire, os caçadores não podem usar armadilhas para apanhar ursos. A Lei possibilita, contudo, o uso de iscos para os atrair para um determinado local, onde os caçadores podem depois baleá-los. As autoridades acreditam que esta é a melhor forma de controlo da população de ursos que tem crescido, consideravelmente, nas últimas décadas.

“Encaramos o isco para ursos como uma importante ferramenta de gestão. Não é algo de que queiramos livrar-nos, mas talvez seja preciso fazer algumas modificações para definir as práticas de isco para ursos, de modo a eliminar as possibilidades de enveneamento por chocolate“, explica o biólogo do Departamento de Jogos e Pesca de New Hampshire, Andrew Timmins, citado pelo Concord Monitor.

O biólogo considera, assim, que “a forma mais eficiente, efectiva e executável de eliminar esta possibilidade no futuro, é remover o chocolate das florestas”.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.