/

Os robôs vão conquistar o mundo e nós seremos suas mascotes

1

Steve Wozniak, o conhecido co-fundador da Apple juntamente com Steve Jobs, antecipa um futuro controlado pela inteligência artificial e acredita que robôs super-inteligentes vão conquistar o mundo – e manter os humanos como suas mascotes.

“Os robôs vão ser mais inteligentes do que os Humanos, e quando isso acontecer, vão aperceber-se de que precisam de nós”, disse Steve Wozniak a uma audiência de 2.500 pessoas durante a conferência Freescale Technology 2015, em Austin, no Texas, EUA.

Wozniak foi o companheiro de aventura do mítico Steve Jobs, em cuja garagem desenvolveu o protótipo do primeiro computador Macintosh. Wozniak é considerado o verdadeiro “génio tecnológico” por trás do Mac, que Jobs viria a transformar num dos computadores mais populares do mundo.

Segundo o Tech Republic, Wozniak conta que costumava perder o sono perante esta perspectiva, mas que acabou por perceber que “isto acabará por se revelar bom para os humanos”.

“Além disso, os robôs serão tão inteligentes, que perceberão que terão que preservar a Natureza, e manter os Humanos como parte da Natureza”, diz o pioneiro da revolução informática.

The DEMO Conference / Flickr

O futuro já não assusta Steve Wozniak

O futuro já não assusta Steve Wozniak

“Antes de mais, levará centenas de anos até que os robôs possam ter mais inteligência do que os humanos”, diz Woz, “serão necessários muitos anos até que tudo o que nos rodeia seja controlado por computadores e robôs”.

“Isso já está a acontecer, lentamente, com a Internet das Coisas”, acrescenta, “mas na realidade eu quero a Internet das Coisas“.

O futuro já não me assusta“, diz Woz.

Se a “singularidade tecnológica”, o momento em que a inteligência artificial se torna suprema e auto-consciente, já não assusta Wozniak, são muitas as personalidades ligadas às tecnologias que têm manifestado preocupações com o assunto.

O ano passado o conceituado astro-físico Stephen Hawking, considerado um dos mais importantes físicos dos últimos 100 anos,  alertava que a Inteligência Artificial pode destruir a humanidade.

E em fevereiro, Bill Gates, fundador da Microsoft e (às vezes) homem mais rico do mundo, e o visionário Ellon Musk, fundador da Tesla e Space-X, manifestaram a sua preocupação com os avanços com a inteligência artificial.

Entre um futuro apocalíptico em que a Humanidade desaparece, ou um outro alternativo em que seremos bem tratadas mascotes de robôs, Steve Wozniak aposta claramente no segundo.

E é mesmo a pensar nisso, conta Woz, que há alguns anos que apenas dá de comer o melhor bife e carne de galinha ao cão da família.

AJB, ZAP

1 Comment

  1. Observem:- Si a máquina foi feita pelo homem, obviamente está com certeza deverá funcionar através de muitas tecnologias mas, que sem a mão do homem para ligar e controlar a engenhoca todo esforço da criação servirá apenas como atração em museu de ciência.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.