Os mochos voam em silêncio (e o segredo está nas asas)

Uma equipa da BBC Earth realizou uma experiência para tentar descobrir o segredo por trás do voo extra-silencioso dos mochos.

Animais voadores há muitos, mas nem todos se podem orgulhar de ter um voo ultra-silencioso. Os mochos são campeões do silêncio, continuando a fascinar os cientistas e público em geral.

Para tentar descobrir porque motivo uns pássaros são mais barulhentos que outros, uma de engenheiros de som realizou uma experiência para o BBC Earth, na qual colocou diferentes pássaros a voar sobre uma série de microfones.

E a diferença “faz-se ouvir”.

Pássaros como os pombos são bastante ruidosos de cada vez que batem as asas, e até mesmo os falcões continuam a fazer-se ouvir com as suas batidas poderosas

Mas os mochos são capazes de voar em silêncio quase absoluto – o que se torna essencial para poderem apanhar as suas presas sem as alertarem para a sua aproximação.

Segundo as conclusões da equipa da BBC Earth, a proeza dos mochos torna-se possível graças às suas asas de grandes dimensões, relativamente ao tamanho do seu corpo.

Quando o ar se move, gera som – tanto mais intenso quanto maior a deslocação de ar.

Os investigadores registaram graficamente a variação das ondas sonoras geradas pelo bater das asas de diferentes aves, que mostra um pico de intensidade sonora coincidente com cada batimento.

(cv) BBC Earth

Os pombos, com asas pequenas relativamente ao tamanho do corpo, têm que bater as asas muito mais vezes do que os mochos para se manterem no ar.

Os mochos, com as suas enormes asas e um pequeno corpo, conseguem suster-se no ar com pequenos batimentos das asas, o que lhes permite voar em silêncio – e com muito mais elegância.

ZAP / Aberto até de Madrugada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.