Os gatos usam uma “arma química” para subjugar os ratos

1

Segundo um estudo recentemente divulgado, além de destreza e de garras afiadas, os gatos usam uma “arma química” para subjugar ratos.

Um estudo do Instituto de Ecologia e Evolução, em Moscovo, identificou uma substância na urina de felinos que “engana” o cérebro de roedores.

Investigadores da instituição russa descobriram que ratos jovens que foram expostos à substância, batizada de felinina, tendem a ter menos medo dos gatos quando crescem – não reagem com uma fuga imediata, por exemplo, ao sentir o cheiro dos predadores.

A equipa russa usou no seu estudo ratos com um mês de idade, que foram expostos à substância durante duas semanas. No fim do período de testes, os ratinhos já não fugiam imediatamente quando sentiam o cheiro do seu predador natural.

A bióloga Vera Voznessenskaya, que coordenou o estudo, explica que a fenilina é bastante útil para os gatos porque lhes proporciona uma relativa proximidade de suas presas.

“Ratos criados nas proximidades de gatos tendem a ter menos medo ou a fugir menos”, explica Voznessenskaya à BBC.

No entanto, embora isso seja útil para os felinos, também tem as suas vantagens para os roedores.

“Os ratos não podem estar sempre a fugir. Precisam de viver perto dos humanos para conseguir comida”, conclui Voznessenskaya.

E os gatos vivem perto dos humanos…

ZAP / BBC

1 Comment

  1. É interessante esta teoria, mas eu, que sempre dormi pouco, durante a vida ativa muitas noites nem sequer me deitei, aguentava o dia menos mal. Outras pessoas com quem convivo que dormem mais do dobro não me fazem crer que têm mais neurónios do que eu. Assim, sou forçada a não aceitar como real esta relação cérebro/neurónios.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.