//

Os desenhos das crianças indiciam a sua inteligência no futuro

Ollemhebb / Flickr

-

A maneira como as crianças desenham aos 4 anos de idade pode ser um indicador de como será a sua inteligência no futuro, concluiu um estudo da universidade britânica King’s College.

Há 10 anos atrás, investigadores pediram a 7.752 pares de gémeos que desenhassem uma criança. Depois, classificaram os rabiscos segundo o número de elementos presentes, tais como a cabeça, pernas, mãos e pés.

Juntamente com os desenhos, os investigadores aplicaram testes de inteligência às crianças. Os mesmos testes foram repetidos aos 14 anos.

Os especialistas encontraram uma ligação moderada entre os desenhos e os resultados obtidos uma década depois.

O método é conhecido como teste do desenho da figura humana, criado nos anos 1920 para medir a inteligência de crianças de quatro anos de idade.

“Desenhar é um comportamento primitivo, que data de há 15 mil anos atrás. Através do desenho, tentamos mostrar a outras pessoas o que se passa na nossa mente”, diz à BBC a coordenadora da pesquisa, Rosalind Arden.

gamgeek / Flickr

Nos testes usados, desenhos com mais atributos físicos ganham pontuação maior

Nos testes usados, desenhos com mais atributos físicos ganham pontuação maior

“Esta capacidade de reproduzir figuras é exclusiva dos humanos e um sinal de habilidade cognitiva”, acrescenta Arden, “algo similar à escrita, que transformou a capacidade da espécie humana de armazenar informação e construir uma civilização.”

Arden diz que não se surpreendeu de ver que a complexidade dos desenhos das crianças de quatro anos de idade correspondia ao seu desempenho nos testes de inteligência verbal e não-verbal.

“O que nos surpreendeu foi a correlação com a inteligência uma década depois”, dia a cientista. Arden realça, porém, que “essa ligação é moderada, os pais não precisam de se preocupar se os seus filhos desenharem mal”.

“A habilidade para desenhar não determina a inteligência – há inúmeros outros factores, tanto genéticos como ambientais, que determinam a inteligência futura.”

O factor genético ficou explicitado pelas habilidades semelhantes de desenho compartilhadas pelos irmãos gémeos idênticos, em relação aos pares de gémeos não idênticos.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.