Oposição volta a lançar gás lacrimogéneo no Parlamento do Kosovo

EPA / PETRIT PRENAJ

-

Deputados da oposição nacionalista lançaram outra vez gás lacrimogéneo no Parlamento do Kosovo, pela segunda vez numa semana, para impedir a realização da sessão em protesto pelo acordo de normalização das relações com a Sérvia.

A oposição tinha anunciado a intenção de impedir o funcionamento do parlamento até à revogação do acordo, assinado em 2013.

Antes do início da sessão, deputados da oposição colocaram-se junto à tribuna para impedir que alguém se dirigisse à assembleia e abriram duas pequenas caixas de onde saiu gás lacrimogéneo, segundo agências internacionais.

O presidente do Parlamento, Kadri Veseli, pediu aos deputados que abandonassem a sala, que entretanto ficou cheia de fumo, e convocou uma reunião de emergência com os líderes dos grupos parlamentares.

Uma centena de simpatizantes do movimento Vetëvendosje, principal partido da oposição, concentrou-se frente ao Parlamento e aplaudiu quando os deputados abandonaram o edifício.

“Foi lançado gás lacrimogéneo no Parlamento e temos o suficiente para bloquear as sessões que for preciso”, disse aos jornalistas o vice-presidente do movimento, Glauk Konjufca.

O partido opõe-se ao diálogo com a Sérvia patrocinado pela União Europeia por considerar que vai comprometer a independência do Kosovo.

Na segunda-feira, a polícia kosovar dispersou, também com gás lacrimogéneo, um protesto de dezenas de apoiantes do Vetëvendosje, que lançaram pedras contra uma esquadra onde o líder do partido, Albin Kurti, estava a ser interrogado pelo incidente da semana passada, no qual desmaiaram duas pessoas.

O Ministério Público anunciou esta quinta-feira que foi aberto um inquérito ao líder e a um dos deputados do partido, Albulena Haxhiu, suspeitos por “uso de arma” e por violarem o código penal ao “provocar um perigo geral”.

Em setembro passado, deputados da oposição também lançaram ovos contra o primeiro-ministro, Isa Mustafa, impedindo-o de pronunciar um discurso sobre o diálogo com a Sérvia.

Além do Vëtevendosje, os partidos da oposição AAK e Nisma também se opõem aos acordos.

O Kosovo, antiga província sérvia de maioria albanesa, proclamou unilateralmente em 2008 a independência, que não é reconhecida por Belgrado.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.