/

Oposição recruta Gandalf contra o último ditador da Europa

1

(dr) New Line Pictures

-

Um movimento da oposição na Bielorrússia está à procura de uma solução mágica para tentar acabar com o ciclo de poder de Alexander Lukashenko, há 20 anos presidente do país.

“Gandalf para Presidente” é o slogan da campanha do Meu País, movimento bielorrusso de oposição a Alexander Lukashenko, o chefe de estado há mais tempo no poder na Europa.

Mas os organizadores reconhecem que o famoso feiticeiro de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, de J.R.R. Tolkien, não pode ser de facto lançado como candidato. Assim, estão à procura de um nome com qualidades de sabedoria e liderança semelhantes às do personagem.

A escolha de Gandalf foi motivada, segundo os oposicionistas, porque o Cinzento é “um feiticeiro bom e amigo dos hobbits, que, como sabemos, são bielorrussos”, numa alusão a um estudo que sugeriu que a Bielorrússia tem um clima parecido com o do Shire dos hobbits no universo fictício criado por Tolkien.

Segundo a BBC, o movimento diz ter-se inspirado na campanha que lançou Darth Vader, o vilão de Guerra nas Estrelas, como candidato presidencial na Ucrânia.

O actual presidente também é um aliado próximo da Rússia, facto que não foi esquecido pelo movimento.

Assim, uma das principais tarefas do Gandalf da Bielorrússia, depois da sua eleição, será confrontar “Mordor, que fica algures perto de Moscovo“.

Mas entretanto, outros candidatos à presidência, como Andrei Sannikau e Alyaksandr Milinkevich, foram detidos, presos e perseguidos por ousar desafiar Lukashenko.

No actual contexto autoritário da Bielorrússia, o feitiço pode mesmo virar-se contra o feiticeiro:

ZAP / BBC

1 Comment

  1. Continua aqui no ZAP a treta do “Último ditador da Europa?”.
    O homem é eleito por 83,49% e insistem em chamá-lo de ditador? Que vergonha de jornalismo é este? Não me venham agora dizer que a notícia é da BBC. Se assim é, Vcs são então câmara de eco da propaganda internacional?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.