Oposição venezuelana quer referendo para afastar Maduro do poder

chavezcandanga / Flickr

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

A oposição venezuelana anunciou esta terça-feira que pretende realizar um referendo para revogar o mandato do presidente Nicolás Maduro.

A oposição apelou ontem ao povo venezuelano que se mobilize para pedir a demissão do presidente Nicolás Maduro, dando conta de que vai também acionar mecanismos para o afastar do poder.

De acordo com as declarações proferidas pelo secretário executivo do MUD, a ideia é organizar um referendo para revogar o mandato do presidente.

“Afastar Maduro é o primeiro passo, o nosso objetivo é construir uma Venezuela unida”, afirmou o político Jesus Chuo Torrealba, acrescentando que a oposição vai avançar com uma reforma constitucional para reduzir a duração do mandato presidencial de seis para quatro anos.

O líder venezuelano já reagiu ao anúncio da oposição, minimizando por completo a situação.

“Maduro é o povo e é a revolução. Qual destas partes é que não entenderam?”, questionou, no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas, durante um encontro com milhares de mulheres que comemoravam o Dia Internacional da Mulher.

“Deixem a MUD com as suas loucuras e obsessões, com uma mão conseguimos pará-los e denunciá-los e com a outra [vamos] trabalhar”, afirmou.

Segundo o chefe de Estado, se os opositores “cruzarem a linha vão encontrar um povo com consciência clara. E eu [estarei] à frente, confrontando qualquer tentativa de desestabilizar o país”, acrescentou.

A oposição conquistou maioria no Parlamento, nas eleições em dezembro do ano passado, e acusa Maduro e o seu Governo de serem os principais responsáveis pela crise económica e social do país.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.