//

OPEP chega a acordo para limitar produção de petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) anunciou esta quarta-feira que alcançou um acordo para reduzir a sua produção em 1,2 milhões de barris por dia, limitando-a a 32,5 milhões de barris diários.

“Conseguimos alcançar um acordo”, declarou o ministro da Energia do Qatar, Mohammed Saleh al-Sada, que preside à conferência da OPEP, após uma reunião dos 14 países do cartel em Viena.

Paralelamente, a Rússia “comprometeu-se a reduzir em 300 mil barris” a sua produção, ou seja, metade da redução pedida aos países que não fazem parte da OPEP, acrescentou.

A redução da produção da OPEP será “de 1,2 milhões de barris por dia, para um limite de 32,5 milhões de barris por dia”, precisou o ministro, explicando que o acordo tem efeitos a partir de “1 de janeiro de 2017”.

Os países da OPEP têm feito várias diligências nos últimos dois meses para alcançar um acordo sobre as modalidades de redução da produção, com o objetivo de aumentar os preços, numa altura em que existe um excesso de oferta.

O acordo da OPEP terá a duração de seis meses, com possibilidade de ser prolongado até o fim do ano. “No dia 25 de maio faremos uma nova reunião, na qual o comité apresentará um relatório para a revisão do acordo. A nossa intenção é prolongar o acordo por mais seis meses”, completou o ministro do Qatar.

A organização acredita na possibilidade de um acordo com os demais países produtores de petróleo para redução da produção em mais de 600 mil barris diários, segundo informou o ministro.

ZAP / Lusa / Sputnik News

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.