/

Olimpíadas poderão ser organizadas conjuntamente por várias cidades ou países

USAF / Wikimedia

Fogo de artifício nos Jogos Olímpicos de Sydney, 2000

Fogo de artifício nos Jogos Olímpicos de Sydney, 2000

O Comité Olímpico Internacional (COI) aprovou hoje a possibilidade de a cidade sede dos Jogos Olímpicos poder transferir competições para outras cidades, dentro ou fora do seu país, de forma excecional e com o objetivo de reduzir custos.

A proposta foi aprovada por unanimidade na 127.ª sessão plenária do COI, que começou esta segunda-feira no Mónaco, na qual serão debatidas cerca de 40 propostas, entre as quais a eliminação do número limite de 28 desportos nos Jogos Olímpicos.

A sessão plenária, que conta com a presença de 98 dos 104 membros do COI, aprovou também a redução para quatro apresentações feitas por cada cidade candidata.

O COI, que pretende implementar as medidas a partir de 2020, quer que as cidades apresentem projetos que respondam melhor às suas necessidade a longo prazo, nos planos económico, social, ambiental e desportivo.

A criação de um canal de televisão olímpico de dimensão planetária, que funcione permanentemente, e o reforço de medidas de controlo económico e ético, são outras das ideias a analisar no plenário, que termina na terça-feira.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.