/

É oficial: a tabela periódica ganhou quatro novos elementos

Em janeiro passado, quatro novos elementos ganharam um lugar permanente na sétima linha da tabela periódica. Os nomes para cada um foram propostos em junho e foram finalmente aprovados esta quinta-feira.

Se tem uma tabela periódica em casa, saiba desde já que pode deitá-la fora porque se encontra desatualizada. Os nomes propostos em junho para quatro novos elementos químicos foram finalmente aprovados esta quinta-feira pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC na sigla em inglês).

O Nihonium (Nh), Moscovium (Mc), Tennessine (Ts) e Oganesson (Og) já eram nossos conhecidos desde janeiro mas agora fazem oficialmente parte da famosa tabela periódica.

Tal como manda a tradição, os elementos descobertos fazem referência a um lugar, a uma região geográfica ou a um cientista.

O instituto japonês de pesquisas Riken celebrou a aprovação do Nihonium, uma referência à palavra Nihon, que significa “Japão”. O Moscovium tem a sua origem mais evidente: uma homenagem à capital russa, Moscovo, “em homenagem à região de Moscovo e à terra antiga russa na qual está localizado o Instituto Central de Investigações Nucleares”, de acordo com o IUPAC.

Por sua vez, o Tennessine foi batizado em homenagem ao estado americano do Tennessee, famoso por pesquisas pioneiras na química, onde ficam as universidades de Vanderbilt e Tennessee e o laboratório nacional Oak Ridge. O último elemento batizado é o Oganesson, que homenageia o físico russo Yuri Oganessian.

Na altura da sua descoberta, os elementos eram conhecidos simplesmente como 113, 115, 117 e 118, e foram designados nomes e símbolos temporários: ununtrium (Uut), ununpentium (Uup), ununseptium (Uus) e ununoctium (Uuo).

A tabela periódica, também conhecida como tabela de Mendeleyev, em homenagem ao russo Dmitri Mendeleyev, que criou a primeira versão em 1869, reúne os elementos químicos classificados em função da sua composição e das suas propriedades.

ZAP / HypeScience / Ciberia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.