/

Objetos recuperados não pertencem ao avião

A Austrália confirmou hoje que os objetos recuperados no mar por um navio chinês não pertencem ao avião da Malaysia Airlines desparecido desde 08 de março com 239 pessoas a bordo.

De acordo com o comando australiano das operações de busca e salvamento, os objetos que foram recuperados na zona, a cerca de 1.850 quilómetros a oeste da cidade australiana de Perth, poderão ser lixo de pesqueiros.

A busca pelo avião da Malaysia Airlines, com o envolvimento de vários países, meios aéreos e navais, está centrada numa região com 319.000 quilómetros quadrados e vai continuar enquanto as condições meteorológicas permitirem dado estarem previstas chuvas e nuvens baixas.

A caminho da zona de busca está já o navio australiano Ocean Shield que tem a bordo um detetor de caixas negras e um veículo submarino.

O avião da Malaysia Airlines partiu de Kuala Lumpur sob o código MH370 com 239 pessoas a bordo, mas nunca chegou ao seu destino, a capital chinesa, pequim.

Poucos minutos despois da descolagem desapareceu dos radares numa ação, alegadamente, deliberada por quem estava aos comandos da aeronave.

A aeronave, soube-se mais tarde, ainda voou durante várias horas sem emitir qualquer sinal de emergência ou perigo.

Austrália nomeou marechal para liderar grupo de busca

O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, anunciou este domingo a nomeação do antigo chefe da Força Aérea do país, marechal Angus Houston, como líder da grupo de coordenação conjunto baseado em Perth para as operações de busca do avião da Malaysia Airlines.

Para Tony Abbott, Angus Houston possui uma “elevada experiência pessoal e grandes qualidades colocadas ao serviço do país com distinção”.

“O novo grupo vai trabalhar no reforço do trabalho que tem sido desenvolvido fortalecendo a ligação a todas as partes relevantes incluindo familiares dos passageiros”, disse Tony Abbott.

Homenagem às vítimas antes do GP da Malásia de F1

Pilotos e espetadores respeitaram hoje um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente do Boeing da Malaysia Airlines, que terá caído no Oceano Índico a 08 de março, antes do Grande Prémio da Malásia de Fórmula 1.

O primeiro ministro da Malásia, Najib Razak, e o “patrão” da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, cumpriram o minuto de silêncio na linha de partida da segunda prova do Mundial de Fórmula 1, que decorre neste momento.

“Os nossos pensamentos estão com os desaparecidos, os que amamos e os socorristas incansáveis”, disse um dos “speakers” do circuito antes de tocar o hino da Malásia.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.