//

Obesos de cidade inglesa vão receber SMS da câmara para perderem peso

kamshots / Flickr

-

As pessoas obesas da cidade britânica de Stoke-on-Trent, na região centro de Inglaterra, vão receber mensagens de texto nos seus telemóveis com estímulos para perderem peso.

As mensagens, enviadas por um serviço criado pela câmara municipal, incluem textos como “use mais as escadas“, “coma frutas e verduras” e “verifique o consumo de petiscos e bebidas”.

O projecto de dez semanas vai custar 12 mil euros e será disponibilizado para 500 pessoas que se inscreverem na câmara.

Esta verba inclui o custo de implantação do projecto e de envio de mensagens.

“O programa significa que as pessoas que já querem perder peso e se inscreveram para conseguir o nosso apoio vão receber um lembrete barato e eficaz para as ajudar a manter a motivação”, afirmou Adrian Knapper, do gabinete de saúde da câmara da cidade.

Cerca de 70 mil adultos da cidade estão classificados como obesos, segundo a administração municipal. O NHS, o serviço público de saúde local, relata que os gastos anuais com doenças relacionadas com a obesidade chegam a 60 milhões de euros.

Elogios e críticas

Nathan Troni, de 55 anos, mora na cidade e afirma que o seu Índice de Massa Corporal (IMC) é de 32, o que o classifica como obeso. Troni contou à BBC que está a pensar em subscrever o serviço da câmara.

“Acho que seria um apenas lembrete, só para me manter no bom caminho. Não acho que me fossem chatear. Já tenho a minha mulher para fazer isso”, disse.

A líder da oposição em Stoke-on-Trent, Abi Brown, afirmou que gosta da intenção por trás da ideia, mas acha que o dinheiro poderia ser aplicado noutro sector.

“Se o dinheiro fosse para grupos comunitários, poderia ser usado para apoiar as pessoas que querem perder peso e também noutros projectos”, disse.

Hope Chang, uma moradora da cidade, afirma que “não vê como o projecto irá fazer a diferença”.

“É preciso ter força de vontade e se não a tiver, não é uma mensagem de texto automática que vai ajudar. Se eu precisar de um lembrete quando quero perder peso, olho-me ao espelho”, afirmou.

Já o professor Phil O’Connell, da Universidade de Staffordshire, é mais optimista com o projecto “pioneiro”.

“Esta é uma forma eficaz de usar as verbas, ajudando as pessoas antes que elas cheguem ao estágio de precisar de um tratamento muito caro para uma série de problemas relacionados com a obesidade, incluindo diabetes, cancro, doenças cardíacas e incapacidade”, afirmou.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.