/

Obesidade aumenta risco de cancro na mama

d.r. shutterstock / BBC

-

O efeito da obesidade sobre o tecido mamário favorece o desenvolvimento de cancro na mama, segundo um estudo divulgado esta semana na revista Science Translational Medicine.

O aumento da rigidez no tecido adiposo dos seios modifica a comunicação química entre as células e isso estimula o crescimento de tumores, concluiu o estudo, publicado esta quarta-feira na Science Translational Medicine.

A investigação foi liderada por Lisa Arendt, da Universidade do Wisconsin, e Charlotte Kuperwasser, da Escola de Medicina da Universidade Tufts, de Boston, nos EUA.

A equipa de cientistas estudou o tecido mamário de pessoas obesas, pessoas com peso saudável e de ratinhos com obesidade.

O diagnóstico para as mulheres com cancro na mama que são obesas é muito pior do que para mulheres que têm peso saudávelmas muito poucos tratamentos para este cancro são dirigidos a pessoas com obesidade.

A pesquisa poderá agora permitir saber o que acontece a nível celular em diferentes condições de peso, para desenvolver tratamentos mais eficazes contra o cancro da mama.

Em Portugal são diagnosticados cerca de 4.500 novos casos de cancro da mama por ano.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.