/

Obama versão comediante satiriza as próprias políticas, os media e os rivais

 

O Presidente norte-americano, Barack Obama, recorreu esta noite ao humor para satirizar os rivais republicanos e as falhas na implementação da reforma de saúde da sua Administração durante o tradicional jantar anual de correspondentes de imprensa na Casa Branca.

“Habitualmente começo estes jantares com umas quantas piadas sobre mim mesmo, mas depois de 2013, de que posso falar?”, disse Barack Obama, em alusão aos problemas do ano passado, que fizeram decrescer os seus índices de popularidade para mínimos históricos.

Quase 3.000 convidados reuniram-se no Hotel Hilton para homenagear a Associação de Correspondentes da Casa Branca, no centenário da primeira edição do evento, que pretende abordar com humor o trabalho dos jornalistas que cobrem a informação do Presidente e funcionários da Administração dos Estados Unidos.

“As pessoas dizem que com as minhas sondagens em baixa, os meus colegas democratas não querem fazer campanha comigo. Eu não acho que seja certo, embora seja verdade que no outro dia a minha filha Sasha precisava de um porta-voz na escola e decidiu convidar o Bill Clinton”, disse Obama, que estava acompanhado pela sua mulher, Michelle.

Obama não evitou, no entanto, os comentários sobre o ‘Obamacare‘, como é popularmente conhecida a reforma de saúde cujo lançamento oficial em outubro do ano passado enfrentou várias falhas no sistema informático.

“Em 2008, o meu slogan era ‘Yes We Can.’ Em 2013, o meu slogan foi ‘Control+Alt+Delete‘, brincou o Presidente norte-americano em referência aos problemas técnicos da página de internet healthcare.gov.

Ao anunciar uma mensagem gravada de homenagem à organização anfitriã, e perante os sucessivos bloqueios do vídeo, decidiu chamar a ex-secretária de Saúde Kathleen Sebelius, responsável pelo lançamento e alvo de críticas.

“Alguém pode ajudar-me a consertar isto?, perguntou, perante os risos da audiência ao ver entrar Kathleen Sebelius.

Ainda assim, aproveitou a ocasião para ‘lançar farpas’ contra os republicanos e o canal televisivo Fox, descrito como um dos seus mais férreos opositores.

“Admite, Fox, vocês aí vão ter saudades minhas quando eu me for embora. Vai ser mais difícil convencer os norte-americanos que Hillary Clinton nasceu no Quénia”, disse Obama, arrancando gargalhadas à audiência composta por jornalistas, celebridades e personalidades influentes dos Estados Unidos.

Obama também brincou com a cadeia de televisão CNN pela sua cobertura considerada excessiva sobre a tragédia do avião da Malaysia Airlines desaparecido a 8 de março com 239 pessoas a bordo.

“Acabo de voltar da Malásia. As viagens de longa distância que uma pessoa tem de fazer para ter a cobertura da CNN. Acho que eles andam por aí à procura da mesa deles”, disse Obama, arrancando gargalhadas aos presentes.

ZAP/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.