Obama torna-se o primeiro presidente norte-americano a visitar uma prisão

Scout Tufankjian for Obama for America / Barack Obama / Flickr

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

Barack Obama tornou-se esta quinta-feira o primeiro presidente dos Estados Unidos em funções a visitar uma prisão federal do país, numa altura em que está a tentar reformar o dispendioso e sobrepovoado sistema correcional norte-americano.

Obama chegou à Instituição Federal de Correção de El Reno, no estado de Oklahoma, para se encontrar com responsáveis do estabelecimento e reclusos e falar sobre as reformas propostas.

Quase um quarto da população prisional mundial está concentrado nas prisões norte-americanas, embora os Estados Unidos tenham menos de 5% da população mundial.

O chefe de Estado quer reduzir o número de pessoas encarceradas, bem como limitar o recurso à solitária e acabar com as sentenças mínimas obrigatórias.

“O nosso sistema de justiça criminal não é tão inteligente como deveria ser: não está a manter-nos tão seguros como deveria, não é tão justo como deveria ser. O encarceramento maciço deixa o nosso país pior”, defendeu esta semana, depois de comutar as penas de 46 infractores da lei antidroga não-violentos.

Os Estados Unidos têm tantas pessoas na prisão como a soma dos maiores 35 países da Europa, verificando-se a existência de um número desproporcional de negros e hispânicos atrás das grades.

Os negros e os hispânicos representam 60% da população prisional no país, ao passo que apenas cerca de 30% dos reclusos são brancos.

O sistema prisional norte-americano sofreu uma explosão nos custos. Estimado em 80 mil milhões de dólares (73,5 mil milhões de euros), o orçamento para as prisões representa um terço da despesa anual do Departamento da Justiça.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.