/

Líder dos talibãs afegãos morto em ataque com drone

alalam.ir

O mullah Akhtar Mansour, líder dos Talibã afegãos

O Presidente norte-americano confirmou que o líder dos talibãs foi morto num ataque com um drone, sublinhando que a sua morte é um “marco importante” nos esforços para trazer paz ao Afeganistão.

Barack Obama confirmou esta segunda-feira que o líder dos talibãs afegãos, o mullah Akhtar Mansour, foi morto num ataque com um drone levado a cabo pelos Estados Unidos.

“Removemos o líder de uma organização que continua a lançar ataques e a conspirar contra as forças norte-americanas e da coligação, para fazer guerra com o povo afegão e se alinhar com grupos extremistas como a Al-Qaeda”, disse o Presidente norte-americano em comunicado.

A notícia já tinha sido avançada este domingo pelos serviços secretos afegãos mas só agora foi confirmada pela Casa Branca, num dia em que o chefe de Estado americano está de visita ao Vietname.

O ataque aéreo, que aconteceu em solo paquistanês junto à fronteira com o Afeganistão, não provocou vítimas civis e terá também matado um segundo combatente dos talibãs, que viajava no mesmo automóvel com o líder talibã.

Akhtar Mansour assumiu a liderança dos talibãs no Afeganistão em julho de 2015 depois da morte do líder supremo dos talibãs, o mullah Omar.

Além desta confirmação, Obama anunciou ainda que os Estados Unidos vão levantar o embargo sobre a venda de armas ao Vietname, algo que durava há várias décadas.

“Os Estados Unidos levantam totalmente a proibição de venda de equipamento militar para o Vietname que vigora há cerca de 50 anos”, disse numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo vietnamita, Tran Dai Quang.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.