Obama adverte que situação no Iraque não se resolve em poucas semanas

Pete Souza / White House

Barack Obama

Barack Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou que o conflito no Iraque não irá resolver-se nas próximas semanas, um dia depois dos primeiros ataques norte-americanos para travar o avanço dos jihadistas do Estado Islâmico no norte do país.

“Não creio que possamos resolver este problema em poucas semanas”, disse Obama este sábado numa conferência de imprensa na Casa Branca, acrescentando que “vai levar tempo” e que os Estados Unidos tiveram de intervir porque o avanço dos combatentes do Estado Islâmico foi “mais rápido” do que os serviços de informações previam.

O presidente dos Estados Unidos informou assim que ainda que não há um calendário preciso para o fim dos ataques aéreos norte-americanos a posições de jihadistas do Estado Islâmico.

Obama disse ainda que o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e o presidente francês, François Hollande, vão apoiar os esforços humanitários iniciados pelos Estados Unidos no Iraque.

“Os dois manifestaram o seu apoio às nossas ações e estão de acordo para ajudar na assistência humanitária que estamos a dar aos iraquianos que mais sofrem”, afirmou Obama.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.