/

O que se está a passar em Gaza?

Mohammed Al Baba / Oxfam / Flickr

-

A agência da ONU para refugiados palestinianos anunciou esta segunda-feira que mais de 100 mil pessoas já foram forçadas a deixar as suas casas na Faixa de Gaza e procuraram a ajuda das Nações Unidas desde o início da atual ofensiva israelita no território.

De acordo com o porta-voz da agência, Chris Gunness, esse número representa o dobro do registado na última ofensiva israelita em Gaza, há cinco anos.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, reuniu-se no Qatar com o líder político do Hamas (facção palestiniana que controla Gaza), Khaled Meshaal, para discutir propostas de cessar-fogo.

Por sua vez, Ismail Haniyeh, chefe do Hamas em Gaza, disse que um cessar-fogo só será aceite se Israel puser um fim ao bloqueio de sete anos à fronteira com Gaza. “Gaza decidiu acabar com o bloqueio com o seu sangue e a sua coragem”, disse num discurso esta segunda-feira.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o chefe da diplomacia norte-americana, John Kerry, reúnem-se também esta terça-feira no Cairo para tentar estabelecer um cessar-fogo entre Israel e Palestina, após duas semanas de ofensiva militar israelita na Faixa de Gaza, que já provocou a morte de 546 palestinianos e matou também 27 soldados e dois civis israelitas.

O último domingo foi o dia mais sangrento até agora, com mais de cem palestinianos e 13 soldados israelitas mortos num ataque ao distrito de Shejaiya em Gaza, que Israel disse ser um “reduto do terror”. Esta segunda-feira, pelo menos cinco pessoas morreram e 70 ficaram feridas num ataque israelita a um hospital na Faixa de Gaza.

Mas o que leva a tanto ódio entre ambas as partes? Respondemos aqui a uma série de perguntas para o ajudar a compreender melhor o que está a acontecer no território palestiniano.

Porque existem conflitos em Gaza?

Localizada entre Israel e o Egito, a Faixa de Gaza foi ocupada pelos israelitas em 1967, na Guerra dos Seis Dias. As tropas de Israel só deixaram a área em 2005.

No entanto, Israel ainda controla a maioria das fronteiras, espaços áereos e marítimos de Gaza e restringiu a circulação de pessoas e bens por considerar isso vital para a sua segurança.

Os palestinianos dizem-se confinados e afirmam passar por dificuldades sócio-económicas por causa desse controlo, algo que é condenado pelo Hamas, o movimento islâmico palestiniano dominante que aponta a ocupação permanente do leste de Gaza e de Jerusalém como o motivo dos ataques realizados antes e depois de 2005.

BBC

Os três jovens israelitas mortos em junho

Os três jovens israelitas mortos em junho

O que levou aos confrontos das últimas semanas?

Os ataques começaram depois do sequestro e da morte de três adolescentes israelitas em junho, na Cisjordânia.

Israel culpou o Hamas, algo que o grupo negou, e iniciou ataques ao grupo no leste de Gaza. A tensão cresceu ainda mais depois da morte de um adolescente palestiniano em Jerusalém no dia 2 de Julho, que seria uma vingança pelas mortes dos três israelitas.

Os dois lados passaram a atacar-se deste então.

A 8 de julho, Israel lançou uma operação por terra para impedir que novos mísseis fossem lançados de Gaza em direção ao país.

Quais são os objetivos de cada lado em Gaza?

Israel diz que a sua ofensiva tem como objetivo interromper o lançamento de mísseis a partir de Gaza e destruir a rede de “túneis do terror” entre a região e Israel usados por militantes em ataques contra o país.

O Hamas diz que só aceitará uma trégua se Israel der fim a “todas as agressões” e ao bloqueio a Gaza, se comprometer com o cessar-fogo de 2012, parar com o que considera uma “sabotagem” do atual governo palestiniano e libertar os prisioneiros que voltaram a ser detidos recentemente.

Se já houve dois cessar-fogo, porque é que o conflito continua?

Os esforços por um cessar-fogo têm enfrentado dificuldades.

O primeiro foi proposto pelo Egito oito dias após o início do conflito e foi aceite por Israel, mas não pelo Hamas, que o considerou não um plano de trégua, mas de “rendição”.

O segundo foi apenas temporário para que os civis pudessem recolher mantimentos em Gaza. Assim que o prazo terminou, as hostilidades foram retomadas.

Como terminaram as guerras travadas anteriormente?

Israel lançou uma ofensiva por terra em dezembro de 2008 em resposta ao lançamento de mísseis a partir de Gaza. O conflito acabou 22 dias depois, quando Israel declarou um cessar-fogo unilateral por “ter atingido seus objetivos”.

Cerca de 1.300 palestinianos foram mortos, muitos deles civis. Treze israelitas também morreram, quatro soldados entre eles.

Quatro anos depois, Israel lançou outra ofensiva, novamente com a missão de interromper o lançamento de mísseis a partir de Gaza.

Oito dias após o início da operação, o Egito negociou uma trégua. Pelo menos 167 palestinianos e seis israelitas morream.

Quando acabará o atual conflito?

Israel diz que a sua ofensiva, lançada após dez dias de ataques aéreos, só acabará quando a segurança e a tranquilidade dos israelitas for restaurada.

O Hamas diz que continuará a lutar.

Israel afirma que essa operação será concentrada na região da fronteira, mas também pode estar a testar as defesas do Hamas antes de realizar uma invasão de maior escala.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, disse que só a reocupação de Gaza porá fim ao lançamento de mísseis a partir da região. Se isso for aceite, Israel pode ficar em Gaza por um longo tempo.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.